Michael Anthony




Michael Anthony Sobolewsky, nascido em 20 de Junho de 1954, mais conhecido profissionalmente como Michael Anthony, atualmente é baixista da banda de Hard Rock Chickenfoot, mas ficou conhecido como o baixista oficial do Van Halen por muitos anos, desde o início da banda.
Michael é conhecido por sua performance "enlouquecida" no palco, com solos de baixo cheios de efeitos sonoros, corridas, pancadas e tombos no palco, com seus baixos feitos sob encomenda, incluindo um modelo que é a cópia do corpo de uma garrafa de Jack Daniels.

 
                       Michael Anthony e seu baixo "Jack Daniels "                          Michael e sua coleção de contrabaixos



                                   Uma foto raríssima de Michael Anthony com seu baixo "Tabasco"

Ele também possui uma série de Contrabaixos da marca Yamaha que leva a sua assinatura. No total, Michael diz ter uns 150 baixos. Em adição ao seu trabalho musical com o Van Halen e outros trabalhos, Michael possui também uma linha de produtos "Hot Sauce", temperos que levam a marca "Mad Anthony".

    
       produtos Mad Anthony               As filhas Taylor e Elisha são modelos da marca         Michael Anthony em ação

Anthony é casado com sua esposa Sue desde 1981. Ambos estudavam no mesmo colégio e eles têm duas filhas: Taylor, nascida em 1991, e Elisha, em 1985. Anthony mora atualmente em Glendora, Califórnia, e frequentemente é visto dirigindo seus grandiosos carros "Hot Rod".

       

O início




                                             

   
                                                em ação nos primeiros shows com o Van Halen


        David, Michael e Eddie : energia contagiante no palco e vocais que se tornaram marca do Van Halen                      
Entre 1967 e 1974, embora Michael era um exímio jogador de beiseball, se interessou pela guitarra ainda adolescente, mas acabou optando pelo baixo, já que a maioria de seus amigos já tocavam guitarra ou bateria. Anthony era amigo de Mike Hershey, que lhe deu uma guitarra Fender Mustang, conhecida por ele retirá-la 2 cordas para tocá-la como se fosse um baixo. Depois, seu pai lhe compraria um baixo Fender Precision e um amplificador Gibson. Anthony, que também toca trompete, aprendeu a tocar baixo ouvindo John Paul Jones, do Led Zeppelin, e principalmente o admirado Jack Bruce, do Cream. Seu interesse principal sempre foi a música, e a banda de mais destaque em que tocou na época era o Snake. Embora Anthony seja canhoto, toca de modo destro no baixo.
O Snake foi o último grupo do qual participou antes de ingressar no Van Halen. O grupo Snake tocava covers do ZZ Top, Lynyrd Skynyrd e Foghat, junto com algumas músicas próprias. Eles tocavam muitas vezes nos mesmos lugares em que o Mammoth (banda de Eddie e Alex) tocavam na época. Insatisfeitos com o desempenho de Mark Stone no baixo do Mammoth, os irmãos Eddie e Alex chamaram Michael Anthony para um teste com eles. Passou por um teste com os irmãos Van Halen que durou várias horas, e depois, impressionados com sua habilidade em se manter no ritmo, foi chamado a se juntar ao Mammoth.
Em 1974, Eddie, Alex, David e Michael faziam parte do então grupo Mammoth. Porém quando descobriram que já havia outro grupo com mesmo nome, David sugeriu que mudassem para "Van Halen".

Talento marcante, vocal inconfundível


As linhas de baixo precisas e marcantes, junto com seus vocais harmônicos se tornaram elemento bem distinto no som do Van Halen.

   
           Michael e David Lee Roth                    vocais marcantes no Van Halen              Michael : baixo preciso

Apesar dos irmãos Van Halen terem tido problemas com os vocalistas David Lee Roth e Sammy Hagar, Anthony manteve um relacionamento sempre positivo entre os integrantes da banda.


    Eddie Van Halen, Sammy Hagar, Alex Van Halen e Michael Anthony: sempre de bem com os integrantes da banda

Crises no Van Halen


Em 1996, rumores diziam que Michael Anthony havia sido despedido do Van Halen. Apesar dos rumores, Michael continuou com os trabalhos da banda. Mas em 1998 a participação de Anthony nas gravações do álbum Van Halen III já fora menor do que antes, gravando apens 3 músicas (Eddie Van Halen gravou os baixos das outras músicas). Apesar disso, Michael Anthony era creditado ainda como compositor juntamente com os outros membros da banda.
Com a pausa nos trabalhos do Van Halen, Michael sempre acompanhava Sammy Hagar nos shows em que fazia.

Em 2003, com planos de fazer a turnê de reunião  com Sammy Hagar, inicialmente a idéia dos irmãos Van Halen seria a de NÃO trazer Michael Anthony de volta à banda, mas Sammy recusou fazer os shows sem ele, assim concordaram em Anthony tocar, mas com a participação nos lucros reduzida. Durante todo esse tempo, o público não saberia da situação precária de Michael Anthony dentro da banda, achando que ele ainda fazia parte integrante do grupo.



          Michael Anthony na turnê Reunion de 2004 com o Van Halen : fazendo a turnê como músico contratado


Em 2004 foram lançadas 3 novas canções para a coletânea "The Best Of Both Worlds", mas Michael não participou das composições e nem tocou baixo nas músicas (Eddie fez também os baixos e o nome de Michael não foi creditado no material novo, apesar de ter feito os backing vocals nas 3 faixas).
Anthony afirma que não tem mais falado com os irmãos Van Halen desde 2004, mas especula que os irmãos tenham ficado insatisfeitos com os empreendimentos comerciais de  Sammy Hagar em Cabo Wabo, e o descontentamento semelhante aos produtos Mad Anthony, de Michael Anthony, o que pode ter causado a separação da banda.
Em 08 de Setembro de 2006, Eddie Van Halen anunciou oficialmente que seu filho, Wolfgang Van Halen, seria o baixista oficial do Van Halen, junto com David Lee Roth novamente aos vocais.

Na indicação do nome do Van Halen ao Rock and Roll Hall OF Fame, apenas Sammy Hagar e Michael Anthony compareceram ao evento (video). Eddie Van Halen estava em uma clínica para reabilitação e David Lee Roth até apareceria, mas teve um desentendimento com a banda Velvet Underground, (com os quais faria uma apresentação nesse dia), e acabou também não comparecendo ao evento.


              Sammy Hagar e Michael Anthony na indicação do Van Halen ao Rock and Roll of Fame

Chickenfoot



Com isso, Michael Anthony pôs-se a trabalhar definitivamente com Sammy Hagar, com o qual sempre manteve uma grande amizade, e passou a ser baixista e backing vocal do então recém inaugurado super-grupo "Chickenfoot", com Sammy Hagar nos vocais, Joe Satriani na guitarra e Chad Smith na bateria, com álbum lançado na Europa e Estados Unidos.
Recentemente, Michael Anthony declarou que está contente com o sucesso e o bom relacionamento na banda e pretende continuar com os álbuns e turnês do grupo Chickenfoot o quanto isso for possível.

  
            o super-grupo: Chickenfoot                            Chad Smith, Joe Satriani e Michael Anthony em estúdio
                                    
  
        
                      Michael Anthony, Chad Smith, Joe Satriani e Sammy Hagar = Chickenfoot