Entrevista - Eddie Van Halen

Postado em 24.09.2012 - Fonte:  Jas Obrecht
 
Entrevista com Eddie Van Halen em 1979



(Por: Jas Obrecht - Guitar Player)
Para quem vê de fora, Eddie Van Halen parecia estar sentado no topo do mundo em dezembro de 1979. Os dois primeiros álbuns do Van Halen tinham alcançado platina, a banda tinha acabado de terminar uma turnê mundial enorme, e ele tinha sido mundialmente proclamado um dos melhores - se não o melhor - guitarrista do rock and roll. Mas, nos bastidores Eddie rapidamente descobriu que a fama teve seu preço. Ele estava irritado com os fabricantes que tinham clonado sua guitarra, com grandes nomes da guitarra copiando suas técnicas, e com jornalistas a deturpar suas palavras.

 
Poucos dias após a gravação do terceiro álbum do Van Halen, "Woman and Children First", Eddie me ligou em casa para ver o que estava rolando. Quando eu mencionei que eu estava trabalhando em um artigo da revista Guitar Player do tipo "do-it-yourself" para guitarra, ele se ofereceu para me dar seus insights sobre a construção de guitarras. Naturalmente, eu aceitei - afinal, ele foi o grande responsável pela popularidade dessa tendência. Dois dias depois, em 29 de dezembro de 1979, nós tivemos essa conversa. Aqui, pela primeira vez, uma transcrição completa. Eddie oferece uma riqueza de conhecimento em suas guitarras caseiras, assim como seus sentimentos sobre algumas das lições mais difíceis que ele aprendeu dentro e fora da estrada.
 
***
 
Ei, Eddie, como vai? 
Oh, você sabe, me sentindo um pouco zumbi. Esse é o jeito que eu estava ontem à noite. [Ri com vontade.]
 
Eu gostaria de começar perguntando por que você decidiu construir a sua própria guitarra? 
Veja, na verdade, eu arruinei um monte de guitarras antigas. Eu só não gosto do fato de ter a configuração padrão de estrela do rock - você sabe, uma nova Les Paul e um Marshall. Eu estava realmente querendo o vibrato. Como quando tocávamos nas festas do ensino médio e coisas assim, eu comprei uma Strat '58. Mas éramos somente guitarra, baixo e bateria, musicalmente, e então o resto dos caras só olhou para mim e disse: "Ei, essa coisa soa como o inferno!" [Risos.] Você sabe, captadores single-coil, eles soam verdadeiramente com ruído, agudo. Não foram o suficiente para preencher o som. Assim foi a razão pela qual eu comecei a fuçar em torno da idéia de que eu queria um som tipo  Gibson, mas com um vibrato de Strat. Então, eu coloquei um captador humbucking em uma Strat, e ele funcionou bem, mas não consegui um tom bacana porque as Fenders tem uma espécie de madeira barata - elas são feitos de alder ou algo assim. Então eu descobri sobre a Charvel, mas estou processando-os judicialmente agora.


 
Eles não saíram do mercado?
Não, não. Nem um pouco. É realmente o meu projeto da guitarra que os mantêm no mercado. Veja, Wayne [Charvel] vendeu a marca para um cara chamado Grover Jackson, e Wayne era um cara muito legal. Quando ele era o dono, eu estava considerando a endossar a marca. E então este cara da Grover Jackson assumiu, e ele vendeu muitos desses modelos em série.
 
São guitarras modelo Eddie Van Halen? 
Yeah!
 
Está brincando? 
Não estou brincando! Não é que eu quero o dinheiro. Mas é a razão pela qual eu fiz isso - quero dizer, parece uma Strat, mas tem apenas um captador nela, um botão de volume, não tem botão de tonalidade, sem fantasia nenhuma. É pintada do jeito que eu gosto, e é tudo parafusado na madeira - você sabe, ela não tem um escudo. Eu não estou dizendo que é "Uau, a guitarra nova," mas é uma guitarra que você não poderia comprar no mercado na época. Então ele meio que explorou a minha ideia, por isso estou processando ele. Veja, eu me sinto meio fodido de fazer isso, mas tudo que eu quero que ele faça é parar. Eu não dou a mínima para o dinheiro. Mas a razão principal que eu fiz [construí minha própria guitarra] era para ter algo que ninguém mais tinha. Você sabe, eu queria que fosse a minha guitarra, uma extensão de mim mesmo. Na noite passada - véspera de Natal - Eu fui para o Whisky a Go-Go. Uma banda chamada Weasels estava tocando, e o guitarrista tinha uma guitarra exatamente como a minha. Eu só não entendo como alguém pode andar no palco com minha guitarra, porque é a minha marca registrada. Você sabe, quando as pessoas vêem uma guitarra com um listrado doido assim, com um captador e um botão de volume, obviamente sabem que é minha.


 
Lá se vai a sua identidade. 
Sim. E também, ele vende e faz publicidade, faz parecer para os fãs que eu estou vendendo a mim mesmo. Eles não sabem que eu sou contra. Eles pensam que eu estou nisso pelo dinheiro. Não é nada disso. Então, é uma espécie de arrasto. Há um outro cara também. . . . Veja, eu tenho rebobinado meus próprios captadores antes, e um cara chamado Seymour Duncan - você provavelmente conhece - Eu fiquei chateado com ele também. Ele me ligou e disse: "Podemos usar o seu nome para um captador especial?" E eu disse que não. Na edição seguinte da revista Guitar Player, havia um modelo de captador especial personalizado "Duncan Van Halen". Então eu liguei para ele e disse: "Que o inferno acontecendo?" Então ele parou, finalmente. É uma coisa estranha, você sabe?

Você está sendo explorado.
Sim. Pode-se dizer algo assim.
 
Onde é um bom lugar para comprar peças de guitarra?
Há um monte de empresas diferentes, onde você pode comprar as peças. A DiMarzio faz peças, A Mite Mite, A Charvel. A principal pessoa que eu compro peças a partir de agora é um cara em Seattle chamado Lynn Ellsworth. Ele faz Corpos Boogie. Ele é um cara legal.
 
Quantas guitarras você fez até agora? 
Vamos ver. Duas, três, quatro, cinco - cerca de sete.
 
E quantos são parte de seu ato? 
Veja, o que eu faço, principalmente, é usar uma por ano. Como no primeiro ano, apoiando o primeiro álbum, eu usei o modelo preto-e-branco-listrado. Isso foi realmente o original. Não era tudo parafusado no corpo. Tinha um escudo que eu cortei eu mesmo, e tinha um velho captador Gibson PAF. A coisa que eu sempre faço nos captadores é selar. Você os mergulha na parafina, e isso corta as frequências altas, eliminando o feedback. É uma coisa complicada, porque se você deixá-lo lá por muito tempo, o captador derrete [risos].
 
Você só esquenta alguma parafina em casa e coloca o captador nela? 
Ah, sim. Você pode tomar um café e depois utilizar a lata com o mesmo tipo de cera que você usa para encerar uma prancha de surf. Você só a derrete numa lata, e coloca o captador na mesma. Veja, a razão do captador gerar feedback são os enrolamentos da bobina vibrando. E quando a cera absorve ali, ela impede de vibrar. Ele ainda gera um feedback, mas é controlável. É como ter um feedback quando quiser. Não corta o feedback totalmente, só tira as frequências mais altas, como um feedback de microfone.
 
E você usou um captador P.A.F. Gibson ou uma cópia de um? 
Um Gibson.
 
É a guitarra que você tinha quando eu fiz a primeira  história sobre você para a Guitar Player [1978] ? 
Sim.
 
Isso não é o única guitarra que teve mudanças suas. 
Quer dizer - como você chama essas coisas?
 
Você teve uma que você cortou com uma serra elétrica. . . 
Sim, sim. Que era originalmente uma Ibanez Destroyer, e foi uma das mais originais, que são realmente tão boas ou melhor do que as Gibsons originais, porque elas são feitas de madeira korrina, que é realmente rara, difícil de trabalhar. É uma madeira verdadeiramente leve, mas com tom real. Ibanez parou de fabricar com essa madeira, provavelmente porque é muito difícil de se trabalhar. Eles começaram a fabricar com madeira em Ash, mas essas são fracas.
 


Onde você foi buscar o hardware para sua guitarra Strat? 
Bem, na verdade foi uma velha Strat '58. Peguei a peça do vibrato - Eu acho que foi sso. Sim, fiz isso. Eu tirei tudo. A alavanca de vibrato não é tão boa quanto as originais antigas. Então eu peguei uma que era do  moldelo '58 e fui na Charvel e comprei um pesado pedaço de madeira. E eu realmente gosto braço largo - você sabe, eu odeio braços magros. Eu gosto deles largos de verdade, quase como um violão clássico. Você sabe, eles são planos e largos. Eles são finos. . . Eu não sei como explicar isso. Quero dizer, eles são amplos de cima e para baixo, mas finos ao contrário.
 
Portanto, é largo em toda a escala, mas é um braço fino atrás. 
Certo, certo.
 
Você tem o braço Charvel também?
Sim.
 
Foi um braço de maple? 
Sim. E eu também não gosto dele envernizado. Eu odeio a merda da laca.
 
Você coloca óleo sobre o braço? 
Não, nada. Apenas madeira crua. Porque eu gosto de sentir a madeira, sabe? Eu odeio a escorregar e deslizar. Você começa suando, e você não pode esticar as cordas.
 
Quanto tempo demorou para fazer a sua primeira guitarra? 
Não foi realmente muito tempo, mas me levou um tempo para começar a construir isso. Eu costumava ter uma velha guitarra [Gibson ES-] 335, que se eu não a estragasse toda valeria muito dinheiro agora. Eu refiz os trastes pessoalmente. Eu faço quase tudo. Por tentativa e erro, e eu sou muito bom nisso agora. Mas eu já estraguei um monte de guitarras boas, enquanto aprendia.



Você fez uma guitarra diferente para o seu segundo álbum e turnê?
Sim. Bem, veja, foi minha idéia de ter tudo parafusado diretamente no corpo, por isso não teria um escudo. Charvel fez para mim, porque na época eu não podia comprar uma máquina. Então, eles alegam que a construiram para mim, que na verdade é mentira. Você sabe, tudo que fizeram foi o que eu lhes disse para fazer. Essa é a guitarra na capa do segundo álbum.


 
Que tipo de eletrônica que entrou nessa guitarra?
O captador que está na foto não é realmente o que eu usei. É que quando fizemos a sessão de fotos para a capa do álbum, eu tinha acabado de pintá-la e montá-la, e eu só prendí algum captador do meu lixo nela e ele não estava realmente funcionando, porque só assim ela ficaria como uma guitarra completa. Mas eu tentei um monte de diferentes captadores lá. Eu peguei o captador da primeira guitarra e coloquei lá, e não me pareceu bom o suficiente. Então, o que eu fiz foi pegar um captador DiMarzio - mas eu realmente não curto muito eles, porque eles são distorcidos demais. Veja, eu gosto de um som limpo, mas com sustain. Eu odeio o fuzz-box, som estridente e tals. Eu particularmente não curto isso.
 
É velho agora. 
Sim. Captadores DiMarzio tem ímãs grandes - é assim que eles obtêm energia - então o que eu fiz foi pegar um captador DiMarzio e colocar um ímã PAF nele e rebobinar, o que levou muito tempo.
 
Você fez isso com a mão? 
Sim. Levou um longo tempo para rebobinar nessa coisa. Na verdade, eu estraguei cerca de três pickups. Pela quarta vez, você sabe, ele funcionou.
 
Você tem uma idéia de quantas voltas você precisava? 
Uh, foi a olho.
 
Você usou fios novos? 
Sim. Veja, eu fiz outra coisa muito antes - Eu coloquei dois captadores single coils Strat juntos e acrescentei enrolamentos a mais por fora para fazer um humbucking.
 
E funcionou? 
Uh, ele tem uma espécie de tom interessante. Soou como uma Telecaster pesada.
 
Pesada? 
Na verdade, era uma espécie de bassy, ​​mas não tinha pegada. Tinha um tipo de som único, mas isso não era algo que eu poderia usar.
 
Quais outros captadores você tentou? 
Isso foi tudo. Eu faria qualquer coisa para ter uma P.A.F. velho. Eles são os melhores. Eles custam 100, 200 dólares cada, mas é o que eu uso, que é o que eu gosto. Muitas pessoas não gostam deles. Veja, com a minha configuração, eles correspondem. Se eu tocar minha guitarra com o equipamento de alguém, não vai soar bem. E se eu usar a guitarra de outra pessoa no meu equipamento, não vai soar bem.
 
Então,  qual captador você finalmente acabou colocando nela? 
Um captador DiMarzio com um ímã rebobinado de P.A.F., com fita de cobre em torno dos enrolamentos.
 
E, em seguida mergulhados em parafina?
Sim. Bem, eu mergulhou-o na parafina antes de eu colocar a fita de cobre nele. Mas o plástico DiMarzio é muito barato. Quero dizer, você tem que realmente ter cuidado. Parece uma ameixa enrugada, na verdade, mas ele ainda funciona [risos]. É material barato mesmo. Mas os PAFs antigos, você pode simplesmente jogá-los lá e deixá-los de molho. Não importa quão quente ele fica - não derretem. Mas DiMarzios, Deus! Se você piscar, de repente, seu coletor está arruinado.
 
Então você mergulha o captador todo na cera?
Sim, a coisa toda submersa em parafina.
 
Quantos captadores estão na segunda guitarra?
Na verdade, este ano, apoiando o segundo álbum, eu usei duas guitarras. Uma delas foi a guitarra original desde o primeiro ano. E porque a Charvel começou copiá-las, eu disse, "Que droga. É melhor eu mudar isso". Então, o que eu fiz foi realmente ir para a cidade e pintar tudo apavoradamente, e eu coloquei três captadores de volta na guitarra -  mas eles não funcionam. Apenas o captador traseiro funcionou. Mas eu fiz isso apenas porque eles pegaram a minha idéia original. Eu fiz isso apenas para ser diferente de novo, então cada garoto que comprou um modelo que eu tinha no ano passado diria, "Oh, cara! Ele tem algo diferente de novo". [Risos.] Bem, você sabe, eu sempre gosto de virar a esquina quando as pessoas começam copiar o que estou fazendo. Eu nunca imaginei que as pessoas fariam algo assim. Meio que caiu no meu colo todo esse negócio. Eu sou apenas um garoto punk, tentando tirar um som de uma guitarra que eu não poderia comprar em uma loja, então assim eu construí uma para mim, e agora todo mundo quer uma.

 


Então, você tem que manter-se sempre para o lado individualista. 
Yeah!
 
Assim, a primeira guitarra agora tem três captadores, e a segunda tem um ou dois? 
Um.
 
Você construiu outra desde então?
Okay. Eu comprei um par de braços de peças da Boogie, que eu refiz com trastes maiores.
 
Com trastes Jumbos da Gibson?
Eu acho. Tenho quase certeza de que eles são Gibsons. Eu não sei. A forma como as pessoas fazem o trabalho nos trastes, eu odeio. Eu faço realmente simples. Eu só lixo com uma lixa 400 molhada ou seca - aquela escura - e então eu só uso um pouco de palha de aço. Eu gosto de trastes arredondados. Eu odeio eles planos, você sabe, como o velho Les Paul Custom "maravilhosos fretless" ou o que quer que usaram para chamá-los - eu não poderia suportá-los, porque a entonação fica fora. Quanto mais um traste tem um pico, mais precisa é a entonação. Quanto mais espaço você tem no traste, em que a cadeia se baseia, o mais difícil é para que fique direito. Então, o que eu faço é lixá-los e construí-los até um ponto, em vez de ser plano. Na maioria dos trabalhos nos trastes, eles os deixam planos, e fazem isso individualmente, o que eu acho que é uma espécie de uma maneira estúpida de se fazer isso, porque se eles fizerem um por um, então como você sabe que eles estão todos na mesma altura? Eu não sei se é uma maneira estranha de fazer isso, mas eu faço isso de maneira simples, barata. Mas funciona para mim.
 
Você coloca qualquer um destes braços nos corpos das guitarras?
 
Ah, sim. Ok, outra coisa. Tem um cara chamado Floyd Rose. Eu tenho uma configuração de alavanca de vibrato que ele faz, e eu digo se eu gosto ou não. Tem suas vantagens e desvantagens. Como no estúdio, eu uso um vibrato padrão, uma Fender. Eu estou acostumado a isso.
 
O modelo da Strat  '58?
Sim. Estou muito acostumado com isso. As pessoas dizem, "Oh, uau, como você mantêm estável?" Bem, na verdade é uma técnica totalmente diferente. Quer dizer, há truques especiais que eu conheço para mantê-la estável, mas ainda vai continuar desafinando. Você tem que brincar com ela. Se você trouxer a alavanca para baixo, o G e a corda B vão sempre desafinar quando você deixá-lo para trás. Então, o que você tem que fazer antes de você acertar um acorde, você tem que esticar as cordas de volta - um empurrão rápido real e que ela vai aparecer de volta à direita para onde ele foi. Mas é totalmente diferente do que tocar uma Les Paul. Um monte de garotos, dizem, "Ei, como você mantêm afinado?" E eles pegam uma guitarra e apenas tocam que nem louco com a alavanca.
 
Requer um pouco de habilidade.
É apenas uma técnica totalmente diferente. Essa coisa vibrato é realmente como um outro instrumento. Você tem que saber como usá-lo. Você não pode simplesmente pegar ele, apertar a coisa, e esperar que ele fique afinado. A idéia da Floyd Rose é uma idéia muito boa. Meu irmão tinha a mesma idéia exata anos atrás. Ele teve a idéia exatamente sobre  o mesmo tema. Ele disse: "Ed, por que não fazer isso - travar aqui e ali, e não há como ele sair do tom" Mas isso meio que passei pra frente. Eu pensei: "Sim, certo. Eu não tenho as máquinas, então eu não poderia construir." Então Floyd conseguiu, ele tem uma idéia quente. Mas tem desvantagens também, porque eu afino muito enquanto estou tocando. Eu vou bater um acorde e ajustá-lo, enquanto eu estou tocando. Com essa trava, você não pode. Você tem que desprender e depois ajustá-lo.
 
Será que a Floyd Rose mantêm as cordas afinadas tanto quanto os guitarristas dizem? 
Okay. É difícil manter a afinação perfeita. Bem, quer dizer, em qualquer guitarra. A guitarra é apenas teoricamente construída errada. Cada corda é num intervalo de quartos, em seguida, a corda B é diferente. Teoricamente, isso não é certo. Tipo, se você afinar um acorde aberto E na primeira posição e está perfeitamente afinado, e depois de bater um acorde de pestana numa oitava acima, fica desafinado. A seqüência de B é sempre um filho da p*** para se manter afinado o tempo todo! Então eu tenho que afinar para certas canções. E quando eu uso o Floyd no palco, eu tenho para desapertar e fazê-lo rápido. Mas em uma guitarra com alavanca de vibrato padrão, posso ajustá-la enquanto eu estou tocando.
 
Como você configura a entonação em sua guitarra caseira? Você tem que levá-la para alguém? 
Não, eu atualmente faço muito de ouvido. Não é tão difícil. Você acabou de bater o - como você chama isso?
 
Harmônica?
A [12 º traste] harmônica e em seguida, bate a nota [aberta], e é óbvio quando está fora. Então, você apenas tem que ter um ouvido para isso. Eu tenho ouvido muito bom, eu acho.


 
Você gosta de hardware de bronze? 
Não.
 
Por quê?
Porque soa muito brilhante. Veja, isso é a coisa que eu estava começando também. Eu gosto do som que eu sair do som normal da Fender com alavanca de trêmolo. A única coisa que eu não gosto sobre a Floyd Rose - que é uma grande idéia, você pode ficar louco com a alavanca - mas eu não sei que tipo de metal que ele usa, mas soa muito brilhante. Eu tenho que fazer alguma equalização pesada para obter um tom melhor. É por isso que eu não uso em estúdio. Porque no estúdio, Ted [Templeman] realmente não faz muita equalização. Nós só vamos lá e tocamos ao vivo, e eu dependo de fazer soar bem no amplificador, em vez de: "Ah, ok. Corrigimos depois na mixagem. "É por isso que ele também vai tão rápido. Acabamos de gravar nosso terceiro álbum em seis dias. Nós terminamos há cerca de uma semana atrás. Bem, nós terminamos a música em seis dias. Nós só fomos lá e tocamos ao vivo. Quero dizer, quanto tempo isso leva?                                     

Você mencionou que você tinha 21 músicas da última vez que entrou em estúdio para o segundo álbum. Será que você pode usar qualquer uma delas para o terceiro?
Não.
 
Todas novas? 
Sim. Você sabe, é estranho: Eu gosto de estar muito empolgado. Eu acho que você vai experimentar uma espécie de viagem quando ouvir o próximo álbum. É hard rock.
 
Alguma instrumental? 
Deixe-me ver. [Pausa.] Sim, há uma coisa ali, um ruído vibrato realmente estranho. Ele realmente soa como um avião partindo. Dave queria chamá-lo de "Tora Tora" [risos]. Eu queria chamá-lo de "Act like It Hurts" Nós ainda não decidimos. É uma espécie de álbum trippy. Eu gosto. Eu acho que você vai ter que escutá-lo uma par de vezes. É um pouco diferente do que o passado.
 
Você deve estar se preparando para um álbum ao vivo após este. 
Bem, eu vejo assim: nossos álbuns de estúdio são como álbuns ao vivo. Eles estão vivos! Eu não faço qualquer overdub. Eu solo na trilha básica. Tem uma música que eu quero dizer a você, porque se você ouvi-la, você pode até não notar. Eu toco em um piano elétrico. É chamado de "And The Cradle Will Rock." O nome do novo álbum é "Women And Children First". [Risos]. Toquei um piano elétrico Wurlitzer ligado nos meus Marshalls, e parece que é a minha guitarra!
 


Eu nunca ouvi falar de alguém fazer isso.
Espere até você ouvir! Eu mostro para as pessoas, e eu tenho que dizer-lhes que é um piano. E eles dizem, "O quê?" Parece muito bom. É muito simples. Você sabe, eu tenho treinado em piano clássico desde os seis anos de idade, mas não mostro. [Risos.] Você sabe, não é nada de bom gosto. Eu só peguei a coisa e começei a bater nele. Espere até você ouvir este ruído sobre ele, ele é bem bacana!
 
O piano passou por quaisquer efeitos? 
Apenas pela minha pedaleira, que é meu pedaço barato de compensado com o meu lixo MXR. Você sabe, isso é muito engraçado. Eu encontrei quase todo mundo com quem eu cresci, e eles riem de tudo - você sabe, como Montrose e Nugent e todas essas pessoas. No ano passado, quando tínhamos abrir para eles, vinham até mim e diziam, "Que merda é essa?" Você sabe, eu tenho o meu pequeno compensado com um pedal Phaser MXR amarrado com fita crepe. E depois do meu show, eles dizem [com uma voz calma e respeitável], "Uau! Como você faz esse som? ". Eu realmente acho que é engraçado. Eu vejo Ronnie Montrose com sua cremalheira de estúdio de $ 4.000, com seu rack digital e seu harmonizador e tudo mais, e eu juro por Deus, eu não posso dizer o que ele está usando. E então ele riu como bobo olhando para as minhas coisas. E então, mais tarde, ele me diz, "Uau, como você consegue esse som?" E Ted Nugent, abrimos três shows para ele em Maryland, e no primeiro dia que ele apenas disse: "Você é um pequeno fucker, cara" - mas ele quis dizer isso de brincadeira. E ele riu: "O que é este lixo de pedaleira que você está usando" No terceiro dia, ele veio para a nossa passagem de som e perguntou-me se podia tocar com o meu equipamento. Eu apenas disse: "Ei, Ted, você pode tocar com ele, se quiser, mas não vai soar a maneira que soa quando eu toco com ele." Porque o meu som realmente não está no equipamento. Está nos dedos. Posso soar egocêntrico, mas é isso.


 
Você usa técnicas que eles não utilizam.
E eu já passei por cada amplificador do mercado. Quer dizer, primeira turnê eu comecei a usar meu amplificador de 100 watts, que se decompõe a cada canção, e então eu comecei a usar Marshalls novos. Eu não gostei da forma que eles soaram, mas eu tinha que usar. Eu só tinha que ter algo que iria fazê-lo soar no show. Então eu o perdi em algum lugar em um avião, nunca recebi de volta. Então eu comecei a usar a Music Mans. Eu costumava usar Laneys. Eu usei de tudo, e todos eles soaram o mesmo, só porque eu toco o mesmo.
 
O que você finalmente resolveu com eles? 
Bem, no estúdio, eu uso o meu velho Marshall, que obtém um som um pouco diferente. Ao vivo Eu uso Marshalls novos, mas eu tenho pequenos truques para eles também.


 
Como distorcer com um Variac? 
Sim. Eu nem utilizei fusíveis nos meus amps. Veja, ok, eu uso uma combinação de dois amplificadores diferentes. Eles são ambos Marshalls, mas um deles é na verdade com menor potência do que o outro, que é alimentado. Eu uso-os juntos. Como um deles tem este capacitor gigante - Eu não sei no que eles são usados ​​agora, mas ele tira uns 10 volts. Realmente não altera o som, mas o que eu uso, eu uso ao máximo. Eu só ligo no máximo. E num amplificador padrão, não vai durar muito tempo fazendo isso. Então eu coloquei esse capacitor lá, o que diminui para cerca de 100 volts. Quer dizer, é um Marshall sub-avaliado. Eles estão realmente como 150 watts, mesmo que eles dizem que é um amplificador de 100 watts. Então eu baixo cerca de 10 volts, e dura um pouco mais. Eu ainda tenho que renovar as válvulas uma vez por semana.
 
Você perde muitos deles durante os shows? 
Uh, sim. Mas eu tenho muitos deles. Eu uso entre 12 e 15.


 
Quantos estão ligados? 
Geralmente seis de cada vez. Depende do tamanho do lugar que eu estou tocando. Quer dizer, eu realmente posso tocar tão alto no palco que você não vai ouvir mais nada. Mas eu realmente não gosto de fazer isso. Eu gostaria de ter um som equilibrado. Na verdade, todos eles são, e eu tenho esse pedal, onde se estoura um, eu só chutar o interruptor e ele muda para outro. É como uma chave de bypass. Quando você clicar nele, o outro amplificador vem para o som.É simples, você sabe. É tudo porão. Quer dizer, tudo o que fazemos, nós fazemos a nós mesmos no porão.
 
É engraçado o quanto as pessoas vão tentando duplicar o seu som. 
Sim.
 
Voltando a suas guitarras, você já construiu alguna nova? 
Sim, eu estava apenas começando isso. Eu tinha um corpo de mogno feito pela Boogie Bodies.
 
Estilo Strat? 
Sim. Ela se encaixa comigo, porque eu sou pequeno. Fica bem em mim. Eu fiz com 2 polegadas e meia de espessura, o que é mais grosso do que uma Les Paul.
 
Para o som? 
Sim, porque ele tem uma peça Floyd Rose sobre ele, que recebe um som tão fino. Eu pensei que talvez se eu tenho um pedaço maior de madeira, iria compensar a fineza do som. Mas, ehh. Bem, funciona um pouco.
 
Que tipo de hardware que você colocou nela?
Tem um velho Gibson P.A.F. na mesma e apenas um botão de volume.
 
Estes são os velhos captadores Gibson P.A.F. '?
Ah, sim.
 
Você usou tarraxas Schaller? 
Sim. Elas são o melhor tipo, eu acho.
 
Que outros aparelhos eletrônicos mais tem? 
Bem, o fio do captador até o potenciômetro. É isso aí. É muito simples. Isso é o que há de tão engraçado. Quer dizer, tudo que eu faço é simples. É por isso que as pessoas viajam, porque todo mundo tenta fazer a viagem cósmica - você sabe, quanto mais complicado, melhor. "Olhe para esta guitarra: ela tem 15 interruptores de fase com isso?" Quem se importa? Eu só uso o poder bruto.
 
Quanto tempo você gasta para montar uma ?
Eu sou muito rápido agora. Eu não sei. Pode ser uma ou duas horas.
 
Como você faz o acabamento?
Bem, esta eu não pintei ainda. Eu uso pintura Schwinn para bicicleta. É um verniz acrílico, como a pintura do carro. É boa pintura.
 
Você ainda passa fita crepe para obter as listras?
Sim. Eu amo listras.
 
Você está construindo quaisquer outras? 
Não, não realmente. Eu tenho tantas guitarras agora eu não sei qual tocar. Há uma guitarra que eu quero fazer, mas eu não sei quem eu quero para construí-la, veja, porque eu amo as 335's. Quero dizer, eu posso transportar um burro nessas coisas. Quando eu pego uma 335, você provavelmente não iria mesmo reconhecer meu toque. Não há vibrato, e eu só toco totalmente diferente. É mais jazzy, mais fluido, rápido. Tipo como Holdsworth. Essa é outra razão pela qual eu realmente comecei a usar um vibrato, porque eu comecei a tocar tão rápido que ele não tinha. . . . Foi demais - daadaadiddily, daadaadiddily, assim. Então, o que eu faço agora é ir, daadaadiddily, daadaadiddily, waaahh-Waaah-Waaah, daadaadiddily, daadaadiddily, waaahh-Waaah. [Risos.] Você sabe, para quebrar um pouco. É como um carro de corrida correndo pela estrada, que depois cai de vez em quando. E com a alavanca, eu realmente não tenho técnicas especiais para usar. Eu só agarrá-la quando me apetece. Eu gosto dela porque eu posso obter mais sentimento. Quando agarro, que é o que eu sinto.


 
Qual é a parte mais difícil de construir uma guitarra a partir do zero? 
Fazer com que o braço se ajuste ao corpo. Outro problema com um captador Gibson, ou qualquer captador humbucking desse estilo, é que a ponte em uma Stratocaster é maior do que uma Gibson, então as cordas não se alinham com os pólos do captador. Eu tentei inclinar o captador, os humbucking de dupla polaridade, assim que um deles iria pegar o som se o outro não conseguisse. Se incliná-lo, o E alto seria apanhada pelo pólo frontal, e a baixa E seria apanhada pelo pólo posterior, ao passo que se se ficasse reto, a corda E alta e a E baixa iriam perder energia.
 
Qual é a maneira que você inclina?
A parte inferior a ele dele é para a ponte. Para mim, para o som que eu gosto, também é importante para fazer o espaço entre a ponte e pegar quase como uma Les Paul. A colocação do captador tem muito a ver com a forma como ele vai soar. Se você colocá-lo longe demais, você pega um som do tipo Grand Funk. E, se você colocá-lo muito perto da ponte, você começa um verdadeiro som de Strat. Então eu o coloco um pouco depois do som da Strat para obter um tom um pouco mais reforçado.


 
Descreva a sua guitarra ideal. 
Muito próximo do que eu tenho. Essa é a principal coisa que me irritou sobre Charvel, porque gastei 150 dólares para construir a minha própria guitarra. Bem, talvez um pouco mais por causa da tinta de bicicleta. A pintura é a coisa mais dificil. Se você quer que ele saia bom, você tem que pulverizá-lo e depois deixar secar durante a noite. E então lixá-la, e pulverizar novamente. Você tem que fazer isso cerca de seis vezes. Quanto mais camadas colocar e lixar, mais brilhante, mais brilhante é que parece. Às vezes eu fico de saco cheio e digo: "Que se dane. Quem se importa com o que parece? "A guitarra original, que eu repintei e coloqueir três captadores de volta, eu pintei em cerca de duas horas.
 
Quando você diz que custa US $150 para fazer uma, você está apenas falando sobre a madeira?
Sim, e para comprar as peças. Não inclui os captadores. Eu tenho tantas peças que eu meio que tiro algo de uma e uso em outra.
 
Você quer que eu te encontre uma fonte para a comprar os captadores PAF antigos? 
Isso seria ótimo. Veja, outra coisa, se você encontrá-los, vou dar-lhe o dinheiro para comprá-lo. Se eles sabem que é para mim, eles vão subir o preço. Porque há um lugar chamado "House Of Guitars" ou algo assim - isto é, quando estávamos em turnê com o Black Sabbath - Tony Iommi esteve lá. E eles subiram o preço inacreditavelmente. Eles descobriram, "hey, estrela do rock, ele tem um monte de dinheiro". Eu fui esperto, e pedí para o meu roadie entrar e pegar uma lista de preços. Eles não sabiam que eu sabia da lista de preços, então eu entrei com ele, e perguntei: "Quanto você quer por isso?" E ele me chutou um preço muito acima do que estava no papel. Eu disse: "Espere um minuto, o homem, aqui diz que é. . . . "E eles disseram:" Oh, oh, oh, "e tentou dar desculpas. Eu odeio lidar com pessoas assim. Essa é outra razão pela qual eu construo as minhas. Eu também comprei duas antigas Les Pauls, apenas, na verdade, por investimento, porque eu não as uso.


 
São Gold-tops? 
Não. Eu comprei uma '59 Les Paul Standard, que é uma bela guitarra - Eu não quero nem dizer o quanto eu paguei por ela. Para a pessoa que quer, o preço não importa. Como as outras pessoas vão dizer: "Oh, que tolo. Você foi roubado. "Gastei 10 mil em ambas, mas elas são guitarras maravilhosas. Tenho-as de um cara chamado Norman Harris. Este material não foi ainda em sua loja, é tão bom, que ele estava com medo de deixar qualquer punk tocá-lo. Uma delas tem um bonito tampo em maple flametop. Agora eu estou tentando descobrir onde guardá-las, pois quando tocamos no Fórum - que terminou nossa turnê no Fórum - minha mãe e meu pai vieram. E quando minha mãe chegou em casa, a casa está cheira de cerca de 20 álbuns de ouro e platina. Que é realmente foda, porque tocar no Fórum é como um sonho se tornando realidade. Eu vi todo mundo tocar lá. Foi um inferno de um evento para mim, e então eu cheguei em casa e a porta de trás estava esmagada e todos os dicos sumiram.
 
Você deve alugar um lugar onde você pode guardar coisas.
Sim. É uma merda. Para te dizer a verdade, eu não estou nessa besteira estrelato de maneira alguma.
 
Fica velho rápido, não é, Eddie? 
Sim. Quer dizer, um monte de gente que sair com ele. Eles deixam o cabelo crescer, compram uma Les Paul e um Marshall, e se tornam um astro do rock. Eu nem mesmo me considero uma estrela do rock. Eu gosto de tocar guitarra, e ponto. 
  
Eles estão trabalhando muito a sua banda. 
Não, nós estamos trabalhando muito a nossa banda. Isso é o que nós queremos. A única coisa que nos vende é o nosso show ao vivo. Na verdade, tudo o que fazemos é o reverso completo de outras pessoas. Nós aplicamos tudo o que já sabia, que era o nosso show ao vivo. Nós não sabiamos muito sobre a gravação, overdubbing. É por isso que quando fizemos nosso primeiro álbum, eu disse: "Ei, Ted, eu nunca fiz overdubs." Apenas o pensamento de tocar para uma máquina, para mim, perderia sentimento. Então eu disse: "Posso tocar ao vivo?" Você sabe, fazer o que você sabe. Assim eu fiz, e Ted aprovou. Ele disse: "Uau! Não precisa nem outra guitarra. "Porque o que nós fizemos foi aplicado nosso show ao vivo, na nossa performance ao vivo, ao plástico, enquanto que pessoas como Boston e Foreigner, fazem o caminho oposto. Eles trabalham no estúdio, e então, quando eles têm de sair em turnê, eles têm que ensaiar para fazer isso acontecer ao vivo, e é óbvio. Conosco, na verdade, há mais e mais manias e mais e mais o sentimento da emoção ao vivo, porque é aí que se baseamos. É aí que vem tudo. Quer dizer, isso é linha de fundo. A única coisa que nos vende é o show ao vivo. Não é hype. Quer dizer, nós não somos nova onda. Eles imprimem mais lixo sobre Elvis Costello e. . . você tem um nome pra isso. Será raro nos ver assim.


 
Mas musicalmente, você tem o beat destas pessoas.
Sim, eu acho. Eu realmente não olho competitivamente pra tudo, eu só gosto do que faço, ponto. E eu realmente não me importo se as pessoas gostam. Porque quando nós fizemos o nosso primeiro álbum, nós só colocamos nele o que gostávamos. E isso vender muitas cópias foi o que me assustou!
 
Quantas cópias já vendeu?
É, até agora cerca de quatro milhões - entre três e quatro.
 
Esse álbum foi nas paradas por mais de um ano. 
Ele só me apareceu que teve um bom apoio comercial.
 
Quando é o seu próximo a sair? 
Fevereiro.
 
Essa é uma boa maneira de começar 1980. 
Sim. E a turnê é o que faz. Ok, gosto de citar o Boston, você sabe. Eles são conhecidos por uma música. Eles são conhecidos através do rádio. Você sabe, os garotos passam pela rua e ouvem essa canção, e memorizam. E então eles dizem: "Oh, Boston. Yeah! Eu sei a música. Vamos vê-los. "Com a gente é diferente. Eles vêm nos ver, metade do tempo nem mesmo sabem quem somos, e depois dizem: "Uau! Eu tenho que comprar o disco. "Quando começamos a turnê, fomos a banda de abertura da noite. Nós abrimos para Ronnie Montrose e Journey. E dentro de dois meses, eles foram pedindo-nos para ficar no palco.
 
Você faz dinheiro nas turnês? 
Uh, nós quebramos mesmo, porque nós colocamos todo o nosso dinheiro no sistema de som e iluminação. Nós fazemos a turnê para vender o disco.
 
Você vai estar em turnê tanto quanto gostaria?
Claro. Este ano provavelmente serão as últimas férias mundiais de dez meses. É o tipo de coisa que eu não quero ficar como o Foghat - você sempre pode ver o Foghat, esse tipo de coisa. Tem que ter um pouco de mistério lá. Você tem que deixá-los querendo mais. Essa foi a nossa filosofia turnê do ano passado. Como se estivessem pedindo-nos para fazer outro show no Fórum - que vendeu em uma hora e meia, e nós apenas dissemos : "não faremos de jeito nenhum". Você sabe, construir melhor isso. Tomá-lo passo a passo. Todos estes promotores estão tentando tirar vantagem de você. Eles estão pensando dólares agora. Vamos perder dinheiro só para construir, em vez de tomar o dinheiro e correr, você sabe.
 
A sua música está mudando? 
Sim e não. É difícil para mim dizer. Ouça o novo álbum e deixe-me saber o que você pensa.
 
E sobre sua técnica? Você está aprendendo coisas novas na guitarra o tempo todo? 
Sim. E me sento e toco pra mim mesmo, e eu toco completamente diferente do que quando estou tocando com a banda algumas vezes. É difícil de explicar, realmente. Tipo, eu amo Allan Holdsworth, e eu posso tocar assim, mas ele não se encaixa com a música que estamos fazendo. Eu não sei - Eu não sei o que eu estou falando. Eu realmente vou pelo sentimento. Todos os nossos álbuns têm erros. Grande coisa! Somos humanos. Ele cheira a sensação, você sabe, e para mim isso é o que a música é em tudo. Como Fleetwood Mac que gasta tanto dinheiro e tanto tempo [no estúdio], e minha questão é, se algo é perfeito demais, não será novidade. Entra por um ouvido e sai pelo outro, porque ele é tão perfeito. Nossas coisas, para mim, mantém você na borda de seu assento. Ela cria tensão. Quer você goste ou não, ela dá um tapa na cara.
 
É como "Ice Cream Man" quando a eletricidade vem dentro.
Sim. É quase como se estivesse apenas esperando por nós para explodir. Você está sentado na ponta da cadeira, apenas esperando que algo dê errado. Mas isso não acontecer, e é isso que cria essa sensação, essa tensão. É como enrolamento alguma coisa e só esperando para ver quando ele vai quebrar. É apenas sentimentos internos saindo. Não é consciente. É apenas a maneira que eu sou.
 
Você com certeza tem uma legião de seguidores. 
Sim, isso é uma viagem. Você sabe, é engraçado também. As coisas que eu faço, como "Eruption" e "Spanish Fly" - Eu odeio dizer isso, e não é difícil de fazer, mas eu trouxe isso. Como Rick Derringer que abriu para nós no ano passado, e ele fez exatamente o meu solo. Após o show, estávamos sentados no bar, e eu disse: "Ei, Rick. Eu cresci na sua cola. Como você pode fazer isso? Eu não me importo se você usar a técnica - não toque a minha melodia "E ele estava bêbado e estúpido e disse," Yeah, yeah, yeah ". Na noite seguinte, ele faz o meu solo novamente, e ele termina o solo com.. "You Really Got Me", que é exatamente o que eu faço. Então, eu odeio dizer isso, mas eu disse a ele: "Ei, se você vai continuar fazendo isso, você não abre mais para nós." Então eu o chutei fora.
 
Alguma vez ele abriu para vocês de novo?
Não. Mas é foda, você sabe, porque eu o vi muitas vezes. Eu mesmo nunca copiei as técnicas dele antes. Você sabe, Still Alive and Well [Johnny Winter], coisas assim. E aqui está um cara copiando minhas coisas. É muito estranho. Tom Scholtz do Boston também. Tocamos bem diante deles - eu esqueço onde - e eu faço o meu solo. E então, de repente, ele faz o meu solo. E foi realmente estranho, porque era uma coisa do dia, e eu estava em pé ao lado do palco e toda a multidão estava olhando para mim pensando: "O que esse cara está fazendo?" Eu estava bêbado, e eu fiquei chateado. Tom Scholtz é um saco, na verdade. Ele é anti-social. Ele acha que é Deus ou algo assim. Ele nunca chega, ele não diz "Oi". Ele não faz nada. Ele meio que se esconde, e corre ao palco e toca, e desaparece depois. Então eu comecei a conversar com o outro guitarrista, e eu disse a ele, "Hey. Diga a ele que eu acho que ele está ferrado! "Eu estava realmente chateado, você sabe. Agora eu sou apenas raggin '[risos].
 
Quem são os músicos que você realmente admira agora? 
É engraçado. Há dois tipos de guitarristas. Como Blackmore, Eu costumava odiar, porque eu encontrei com ele uma vez no Rainbow com John Bonham quando estávamos tocando em clubes. Você sabe, eu cresci com ele também, e eu corri e disse: Olá, e ambos apenas olharam para mim e disseram: "Quem é você? Foda-se." E isso me irritou. E até hoje eu lembro disso. E então, apenas recentemente o Rainbow tocou no Long Beach Arena. Eu fui até lá. Isto foi depois que eu ganhei como Melhor Guitarrista [na Guitar Player], que eu me sinto realmente honrado - me faz sentir bem. Eu fui até lá, de certa forma, com uma vingança, você sabe. Eu apenas me senti como eu disesse: "Ei, filho da puta, lembra de mim? Cerca de três anos atrás, quando você me tratou como uma merda? " Mas eu não fiz. Eu apenas disse: Olá, e ele já me conhecia, eu acho que só através do rádio, e ele me cumprimentou.
 
Você sabe de Randy Hansen, o imitador Hendrix? 
Sim.
 
Randy abriu para Ritchie Blackmore no Auditório Oakland, e Randy apenas arrebentou. 
Isso é o que aconteceu quando eu vi!
 
Corri até o Blackmore, ali de pé olhando para ele também, e ele estava pálido. Naquela noite, após a apresentação, Blackmore teria dito que ele se recusava deixar Randy abrir para ele. Eles tiveram dois mais shows, mas seus empresários mudaram a ordem, e Blackmore abriu para Hansen. 
Sim, isso é o que aconteceu quando eu vi! Ritchie, eu acho, estava com tanto medo que Ritchie tocou antes Randy. E então Randy veio, e eles só ferraram com ele - você sabe, problemas com equipamentos, falhas de energia. Quando falei com Randy depois, cara, eu só não sabia como fazê-lo sentir-se melhor, porque eu conheço muito bem o Randy. Eu apenas disse, "Que merda, cara. Quanto mais as pessoas que odeiam você, melhor você é. "
 
Você pensa assim? 
Fuck Yeah! Quanto mais os músicos odeiam você - estão com ciúmes! Quanto mais eles odeiam você, melhor para você, porque você é o melhor. Quero dizer, outro músico não vai odiar outro guitarrista, se não é bom. Você não é um ameaça se não é bom. Mas eu realmente não penso sobre isso, porque todo mundo pode fazer sua própria coisa, ponto. U.K. abriu para nós no ano passado em alguns shows. E eu nunca ouviu falar da banda U.K. aqui em Reno, e eu estava sentado afinando a guitarra, e, de repente, [em voz irreverente], "é o Bill Bruford? Uau! "De repente eu tive calafrios. Eu fiquei doido. De repente Allan Holdsworth vem entrando e eu: "Meu Deus! Esses caras estão se abrindo para nós? Esses caras são veteranos! "Quero dizer, eles já passei por isso. Eles tocaram antes de nós, e eles bombardearam. As pessoas odiavam. Mas eu estava ali com lágrimas nos olhos, piando, viajando. Eles eram tão bons. Mas é como se eles fossem os artistas - "Eu estou fazendo a minha arte, e eu não me importo se você gosta ou não" - esse tipo de coisa, que eu acho que é uma atitude muito ruim. A música é para as pessoas. Não é para si mesmo. Se for, sente-se no seu quarto e toque. Mas se você vai tocar isso para as pessoas, é melhor você tocar algo que eles vão querer ouvir, em vez de andar lá em cima e fingir que você é tão bom, e além de seu público. Isso é o que eles estavam fazendo, tocando tudo isso fora do ritmo, o que para uma pessoa média soa como erros. Até mesmo porque eu sou um músico, eu sabia sobre eles e entendia o que eles estavam fazendo. E eles bombando, e eu não podia acreditar.
 
Algumas outras revelações vêm para você na estrada? 
Sim. Eu odeio dar entrevistas, porque eles sempre me fodem mais. Eles sempre escrevem coisas, torcem e dobram o que eu digo. Como a revista Circus ou Creem, eu fiz via telefone com eles, e eles dizem: "Oh, apenas aqui entre nós, o que você acha da nova moda?" E eu sou um idiota estúpido, eu vou e digo a eles o que eu realmente penso. Vou e digo a eles: "Eles não podem tocar merda nenhuma. Eles soam como bandas de garagem, mas eles têm esse sentimento. "E logo eu descubro, ao pegar a revista, que eles imprimiram aquilo que eu disse. Eu odeio fazer entrevistas. Eu apenas não posso suportar isso. Eu só não sinto que tenho alguma coisa a dizer, porque se eu realmente dizer o que eu sinto, eles completamente dobramo e fazem me parecer que eu acho que estou numa egotrip e que eu sou Deus, você sabe. Eu fiz uma entrevista uma vez com a revista Circus, e eles me perguntaram: "Quem são suas principais influências?" Eu disse, "Bem, Clapton, você sabe, os usuals." E eles disseram: "Oh não, Jimi Hendrix?" E eu disse, "Não, na verdade eu não gosto de Jimi Hendrix. Ele estava muito longe para mim. Eu vim mais com o sentimento blues que Clapton projetou, "mas então eu disse," apesar de eu não tocar como Clapton ou soar como ele em tudo. "Que não soa egotrip, porque eu não sou como ele. Mas quando eu li a revista, eles fizeram parecer, "Eu não toco como Clapton. Eu sou melhor do que todos eles. "Essa é a maneira que fazem na imprensa. Então eu chamei o cara para cima. Falei pra ele: "Hey, foda-se, cara! Essa é a última vez que eu estou fazendo uma entrevista com você". O que eu acho que é ruim fazer também, mas o ruim é que os garotos só me conhecem por aquilo que lêem. Eu me sinto como devesse ir de porta em porta dizendo: "Ei, isso é besteira. Não acredite nisso". Mas os garotos acreditam. Eu não sou extrovertido. Eu sou uma pessoa tranquila. É provavelmente por isso que faço todas estas coisas estranhas na guitarra.


 
Ouvi dizer que Jimi Hendrix foi assim também. 
Sim. Há um monte de pessoas que não me conhecem que me odeiam, porque eles pensam que eu sou um filho da puta egotrip, mas eu não sou nada. Isso é apenas uma coisa que eu nunca esperava. Fazer entrevistas - Deus! Lembro que uma vez eu fiz uma entrevista no rádio no início - e eu não sou de falar muito, realmente. Foi ao vivo em uma emissora AM Top-40. São todos muito matraqueiros - assim como Dave. Você fica animado quando você está ouvindo ele, mas quando você toca a entrevissta de volta, na verdade ele não disse nada, mas isso não importa. É só emoção. Eu não posso fazer isso. Então, estava lá o Dave matraqueiro a falar, e então ele se vira para mim e diz: "Eu entendo que você e seu irmão são de Amsterdam, Holanda." E eu disse: "Sim".  Só isso! Longa pausa... Eu simplesmente não estava pronto para uma grande história do tipo: "Ah, sim, morávamos lá. Eu cresci lá. Nós viemos. . . " Você sabe.
 
As melhores entrevistas são quando duas pessoas falam sobre algo que interessa a ambos. 
Yeah! Sim. É como se eu não sou um artista com a minha boca, mas todos esperam que você seja. É como Mark Spitz, você sabe. Ele ganha a medalha de ouro olímpica para a natação, e então todo mundo acha que ele é um ator, mas ele não é.
 
Onde ele está agora? 
Exatamente! Eles só exploraram o máximo dele, e agora ele está sumido.
 
Como você faz para não explorarem  você? 
Não falo com eles. Mas, novamente, então aí eles realmente acham que estou numa egotrip. Mas eles não entendem, é só que eu não tenho nada a dizer. Então, se eu não falar com eles, ficam chateado e me odeiam. Mas não é isso, eu simplesmente não tenho nada a dizer. Como na música "guitar-man", é parte de mim. Eu me sinto como disesse: "Ei, tudo o que eu tenho a dizer é em notas". É realmente isso. Eu me projeto mais tocando do que com a minha boca. Eu me sinto como se eu nunca possa me explicar direito. Ninguém entende o que eu estou tentando dizer, e então eles só podem usar sua própria imaginação para descobrir o que eu estou tentando dizer, que normalmente é errado.
 
Você está feliz com a sua carreira? 
Ah, sim. É a mesma que sempre foi. Nós fazemos tudo por nós mesmos. Nós nos livramos do nosso primeiro empresário porque ele tinha um problema de ego pesado. Ele queria ser o grande gerente, no controle de tudo. Nós dissemos: "Ei, não faça isso. Queremos o nosso caminho. Para melhor ou pior, queremos o nosso caminho ", e ele não podia lidar com isso. Assim, livramo-nos dele e passamos por um processo grande. É fodido. Isto é tudo que eu nunca imaginei que eu ia entrar. Eu só pensei: "Ei, eu posso fazer a minha música -. Ponto" Mas eu estou lidando com isso.


 
Você provavelmente aprendeu mais nos últimos dois anos do que você nunca imaginou que faria.
Oh, meu Deus. Você não vai acreditar. Coisas que você não pode aprender em qualquer livro ou qualquer escola.
 
Mas vocês têm resistido bem. 
Sim, fazendo o nosso melhor, você sabe.
 
Esta foi uma agradável conversa, Ed. 
Obrigado. Sim. Eu gosto de falar "para as pessoas que entendem o que eu estou dizendo". Eu raramente falo assim para alguém que eu realmente não conheço. O único jornalista que eu posso pensar de que é um cara muito legal é Steve Rosen. Eu posso sentar e falar qualquer merda com ele. Mas no início, quando eu fiz uma entrevista com ele, eu estava com medo. Eu estava realmente tenso. Eu me preocupo com as coisas que eu digo. Mas eu tenho ido a concertos com ele, e agora ele é mais como um amigo também, e asim eu posso dizer o que sinto.

(entrevista original em inglês)