O fanfarrão David Lee Roth : talento e personalidade

David Lee Roth, nascido em 1955, é filho do falecido Nathan Roth, (um oftalmologista), e Sibil Roth, (uma professora) e irmão de Allison e Lisa Roth. Os avós paternos e maternos de Roth emigraram de Portugal e Russia para Indiana, onde nasceu. Roth vem de uma família de médicos e judeus. Roth mudou-se para Pasadena, Califórnia ainda em sua adolescência, depois de viver em Swampscott, Massachusetts e Bloomingon, Indiana. Passou por várias escolas e frequentou por 3 anos um psiquiatra por isso. De acordo com a entrevista de Dave à revista Rolling Stone em 1985, ele tinha um rancho para adolescentes problemáticos, onde se era dado um cavalo para cuidarem.
Roth foi educado na The Webb schools, em Claremont, Califórnia, e John Muir High School (Pasadena, Califórnia). Mais tarde, frequentaria o Pasadena City College (como fizeram os irmãos Van Halen, Eddie e Alex), embora não tenha se formado. Durante este período, trabalhava em um hospital.


   David e a banda - em uma das primeiras apresentações do Van Halen

Com o Van Halen


Roth encontrou a fama nos anos 70 em Los Angeles, Califórnia, no cenário do rockl, como vocalista da banda "Mammoth", que acabaria por se tornar Van Halen posteriormente. Costumava alugar o seu sistema de PA para os irmãos Eddie e Alex Van Halen, após ter sido recusado pelos mesmos em um teste anterior.


                                      Van Halen em estúdio

Mais tarde juntou-se a banda como vocalista, quando a banda decidiu que iria economizar dinheiro com ele na banda e ao mesmo tempo permitir que Eddie se dedicasse somente à guitarra, já que no Mammoth Eddie costumava cantar e tocar. Depois de descobrir que o nome Mammoth (nome da banda Van Halen na época) já estava sendo usado por outra banda, Roth convenceu os irmãos Eddie e Alex a mudar o nome da banda de "Mammoth" para "Van Halen".


                        David ao vivo : performances excepcionais

Em Fevereiro de 1978, o Van Halen lançou o seu álbum de estréia : Van Halen. Ele rapidamente se estabeleceu o grupo como um sucesso comercial e é creditado a ele a fama da cidade de Los Angeles a fama de capital não oficial do Hard Rock durante os anos 80 e início de 90.


     em uma seção de fotos para o álbum "Woman and Children First"


Logo após a estréia do Van Halen, Roth tornou-se conhecido por seu carisma e comportamento extravagante fora do palco. No livro Rolling Stone Record Guide Vol. 2, de 1983, Roth é descrito como "o cantor mais detestável na história humana, uma conquista notável em face da longa tradição e forte concorrência".

  

                      David no palco : carisma e presença marcante

Embora muitas vezes mais pirotécnico e físico do que técnica vocal, seu estilo, bem-humorado e extrovertido, juntamente com suas letras foram parte integrante do sucesso e som do Van Halen.
 

    David e suas tesouras voadoras: "uso tudo o que vejo no palco"

De 1979 à 1984, o Van Halen lançou mais cinco álbuns : Van Halen II, Woman and Children First, Fair Warning, Diver Down e 1984, cada um aumentando cada vez mais o seu sucesso entre público e crítica.
Em 1983,  o Van Halen recebeu US 1,5 milhões para fazer um show no US Festival, tornando se a banda mais bem paga da história moderna. O Van Halen alcançou o seu maior sucesso comercial, incluindo o seu primeiro single em primeiro lugar na Billboard com a música "Jump" em 1984.


         David e a banda na gravação do videoclipe da música "Jump".


No início de 1985, quando ainda era membro do Van Halen, Roth lançou um EP solo. O sucesso das regravações que fez para as músicas "California Girls" e "Just a gigolo" se deram em grande parte devido aos vídeos musicais inovadores, que apresentavam personagens ridículos criados por Roth e o diretor de arte, Pete Angelus (que dirigiu os vídeos do Van Halen e depois na carreira solo de Roth).


     David em carreira solo: gravando o videoclipe "Califórnia Girls".

Em 01 de Abril de 1985, David Lee Roth e Van Halen se separam. Ambos contam histórias diferentes sobre de quem era a culpa. Aparentemente Roth queria gravar um álbum rapidamente, sair em turnê, e depois fazer o seu filme  (o malfadado CrazyFron The Heat), co-escrito com seu parceiro criativo, Pete Angelus (também seu gerente pessoal e parceiro de 1985 à 1991). Alegadamente, Roth também não gostou do comportamento de Eddie Van Halen, referente a uma aparição no sucesso "Beat It" de Michael Jackson. Eddie não disse a Roth que ele havia gravado o solo da música com medo que iria impedí-lo de fazê-lo.
Mas em Crazy From The Heat, Roth escreve que ele aprovou a participação de Eddie em "Beat It", pois ele acreditava que a faixa que Quincy Jones produziu era um excelente veículo para Eddie Van Halen mostrar os seus talentos. Roth afirmou mais tarde que o seu problema com a participação de Eddie na música era que Eddie não quis receber pelo trabalho, recebendo apenas uma nota de agradecimento. Roth lamentou : "Nós não pensamos igual em tudo".


 Eddie Van Halen com Michael Jackson: o melhor solo de todos os tempos

O Van Halen mostrou sinais do fim quando Eddie fez uma aparição no programa Late Night with David Letterman tocando "Panama" com a banda do programa em 1984. Eddie tocou a música sem os outros membros do Van Halen. Eddie afirmou em várias entrevistas que odiava o estrelato, e que ele não queria ser uma estrela do Rock, mas Roth sim.

Carreira solo


No final de 1985, Roth montou uma banda de apoio, composta pelo guitarrista Steve Vai, o baixista Billy Sheenan e o baterista Gregg Bissonette. Com o veterano Ted Templeman na produção (também produtor do Van Halen), Roth lançou o seu primeiro álbum solo, "Eat 'em and Smile", em Julho de 1986.


             capa do álbum "David Lee Roth : Eat 'Em And Smile"

O álbum mostrou Roth voltando ao rock pesado e trouxe sucesso comercial e de crítica enormes. Entrou em quarto lugar no Top da Billboard em 1986. Nas entrevistas deste período, Roth afirmou que ele havia gravado versões adicionais em Espanhol e Português desse álbum, embora  apenas a versão em Espanhol, intitulada "Sonrisa Salvaje", tenha aparecido. A turnê desse álbum foi uma das mais bem sucedidas de 1986.

O primeiro álbum do Van Halen com Sammy Hagar, nesta mesma época, (em substituição de Roth como vocalista) intitulado "5150", teve um êxito comercial maior do que "Eat 'em and Smile". O Van Halen também supostamente deu o título do seu álbum de 1988, OU812, como sendo : "Oh, você comeu um também?", em referência ao título "Eat 'em and Smile".


                        Arte da capa do álbum "Skyscraper".

No início de 1988, Roth lançou o álbum Skyskraper, um disco mais experimental do que o primeiro álbum solo. É puxado pela música de Roth mais famosa, "Just like Paradise", que foi um hit mundial. Skyskraper foi produzido por Roth e Steve Vai, e exibindo a crescente influência do guitarrista, com muitas canções sobre as densas camadas de guitarras que deu um som único, para diferenciar o álbum do Van Halen, e com mais sonoridade do que "Eat 'em and Smile". O álbum ganhou platina (1 milhão de cópias vendidas), atingindo o sexto lugar na parada de álbuns da Billboard.
Entretanto, foi uma resposta mais morna do que qualquer coisa que Roth havia lançado anteriormente. Roth então entrou em turnê com a abertura da banda Poison. Logo após o lançamento de Skyskraper, Billy Sheenan deixou a banda de Roth, que em seguida embarcou em uma turnê mundial com o novo baixista Matt Bissonette em 1988. A turnê teve uma grande produção, com Roth surfando por cima da platéia em uma prancha suspensa por fios, e também um ringue de boxe. Ambas as partes do show foram vistos no vídeo da música "Just like paradise". O show também contou com a banda tocando tambores de aço do Caribe e também fizeram um segmento acústico, onde a banda fez alguns covers de clássicos como "Little Susie Wake-up", dos Everly Brothers.

A turnê foi um grande sucesso e reuniu críticas positivas em muitos lugares. Apesar dos triunfos, Steve Vai deixou a banda para seguir carreira solo, gravar e fazer turnês com o Whitesnake.


      David Lee Roth em "A Little Ain't Enough" : álbum mais pop.

Em 1991, Roth lançou o álbum "A Little enough", um disco de rock mais
pop,  produzido por Bob Rock. Conseguiu disco de ouro. O prodígio guitarrista Jason Becker tocou no álbum, mas depois foi diagnosticado com a  doença de Lou Gering pouco antes da turnê do disco.  Foi substituído por Joe Holmes. O show da turnê incluiu duas estátuas do diabo, Roth simulando urinar Whisky no público e um par de pernas infláveis gigantes. Mas os gostos musicais tinham mudado drasticamente até o final de 1991 com a chegada do Grunge, portanto a turnê de Rorh não foi tão bem financeiramente como o planejado.


        David Lee Roth "Your Filthy Little Mouth" : álbum fraco

Em 1994, Roth lançou o álbum "Your Filthy Little Mouth", um eclético e lirico álbum produzido por Nile Rodgers. Ele combinava elementos de rock, música country, reggae, hip hop, lounge, entre outros. Por exemplo, incluiu a canção "Cheating Heart Cafe", num dueto com o cantor popular Travis Tritt. Não vendeu bem, considerado por muitos como um fracasso comercial, sob pena de atingir o status de ouro. A carreira de Roth estava em declínio, mas no entanto, ele ainda conseguiu se apoiar no álbum com uma turnê mundial com duração superior à 10 meses, que levou  ele e sua banda pela América do Norte, Japão, Europa e voltando à América do Norte mais uma vez. A banda agora contava com Terry Kilgore na guitarra, juntamente com Brett Tuglle nos teclados e vocais, James Hunting no baixo e Ron Wikso na bateria. Terry deixou a banda após  a  turnê japonesa e antes de começar a turnê Européia, substituído por Rocket Richotte na guitarra, que terminou a turnê.

Até o final dos anos 90, Roth treinou como técnico de emergência médica e trabalhou como um EMT (técnico em emergências médicas) durante um tempo. Ele ocasionalmente contava suas histórias sobre suas experiências como um EMT em seu programa de rádio.


 David e a banda em aparição na MTV : não rolou a reunião nessa época

Em Junho de 1996, Roth se reuniu com o Van Halen por um breve tempo, para a alegria do público. Ele gravou duas novas músicas que foram incluídas no álbum "Best of Van Halen". As músicas foram : "Can't Get This Stuff No More" e "Me Wise Magic". Após uma aparição no famoso 05 de Setembro de 1996, no MTV Music Awards, durante o qual Roth e Eddie Van Halen  se abraçaram, Roth foi preterido de novo e o Van Halen optou em colocar Gary Cherone como vocalista (a banda anterior de Cherone, o Extreme, abriu shows para Roth em 1991).


          Van Halen com Gary Cherone (em vermelho) nos vocais

Em 1997, Roth escreveu uma biografia bem recebida, intitulada "Crazy From the Heat", O livro de 359 páginas, foi tirado de mais de 1200 páginas de monólogos de Roth, que foram gravadas e transcritas por um graduado da Universidade de Priceton, que esteve com Roth por quase um ano. Entre as revelações do livro, além de histórias sobre as festas do Van Halen e pegar malária nas selvas do terceiro mundo, foi mais destaque a remoção dos "M & M's marrons", cláusula incluída nos contratos não por ego, mas sim para se certificar de que as especificações estruturais do contrato foram lidas cuidadosamente e foram devidamente seguidas. Roth descreve sobre um momento em que ele encontrou M & Ms marrons em uma tigela e, posteriormente teve um ajuste. Na imprensa, ele foi acusado de causar 85 mil dólares de danos à arena. A maioria dos danos monetários foram devido ao afundamento da plataforma do Van Halen no piso da arena. Roth escreve : "Eles não se preocuparam em olhar para os requisitos de peso ou qualquer outra coisa, e afundou através dos seus novos pisos e fez oitenta mil dólares de danos no chão da arena. A coisa toda teve que ser substituída. Mas saiu na imprensa que eu descobrí M & Ms marrons e não vale 85 mil dólares de prejuízo na área do Backstage. Bem, quem sou eu pra ficar no caminho de um bom boato?"
Um aspecto interessante do livro de memórias de Roth é que, anos depois de sua briga com seu ex-empresário, Pete Angelus, ele nunca mencionou Algelus no livro ou lhe dar crédito para qualquer parte de seu sucesso ou no trabalho que foi feito. Angelus começou como designer de iluminação do Van Halen e diretor de arte, e depois co-escreveu e co-dirigiu muitos dos vídeos que ajudaram a catapultar Roth na fama : Jump, Panama, Hot for teacher, California Girls, Yankee Rose e Goin' Crazy.

Em 2000, escrito por John Lowery, chamado "Look  at all the people here tonite!" foi o primeiro single de rádio através da Internet.
Em 2001 haviam rumores de que Roth e os membros do Van Halen gravaram várias músicas juntos e estavam em processo de tentar ainda uma outra reunião. Roth confirmou mais tarde, mas nada aconteceu. Neste meio tempo, a Warner Bros relançou versões remasterizadas de todos os seis primeiros álbuns de estúdio do Van Halen.

Em 2002, Roth inesperadamente saiu em turnê com Sammy Hagar, intitulada "Heavyweight Champs of Rock and Roll Tour" e reviveu sua carreira um pouco. Apesar disso, o futuro de Roth com o Van Halen parecia incerto.

 
       Sammy Hagar e David : pesos pesados juntos para alguns shows

Em 2003, Roth lançou o álbum "Diamond Dave", um disco em sua maioria com covers de clássicos do Rock.


            capa do álbum "Diamond Dave" : clássicos do Rock

Em 25 de Maio de 2006, em uma entrevista à revista Billboard, Roth previu que uma reunião clássica do Van Halen poderia acontecer.
Durante este tempo, Roth esteve trabalhando como apresentador de Rádio, onde mostraca um mix de opiniões de música, entrevista com estrelas pornô e strippers, discussões políticas e convidados de vários setores.


                Wolfgang, David, Alex e Eddie : na turnê de 2007

Em 24 de Janeiro de 2007, o site oficial do Van Halen divulgou informações de que Roth voltaria ao Van Halen para uma turnê de 40 shows no verão de 2007. Em 2 de Fevereiro de 2007 o site oficial da banda divulgou que David Lee Roth tinha se reunido com a banda, juntamente com Alex, Eddie e o filho adolescente de Eddie e Valerie, Wolfgang Van Halen, substituindo Michael Anthony  no baixo. Michael Anthony sempre foi o baixista oficial do Van Halen, excluindo Eddie, que tocava baixo em alguns sons do álbun Van Halen III. Michael Anthony foi demitido por Eddie antes da turnê de reunião com Sammy em 2004, então teve que fazer a turnê como  "contratado" da banda.

Em 8 de  Março, o site oficial da banda postou um memorando dizendo que Eddie entraria em reabilitação e assim a turnê com Roth foi adiada indefinidamente.


 Sammy Hagar e Michael Anthony : os únicos a aparecer no Hall of Fame

Em Março de 2007, os cinco membros do Van Halen foram indicados ao Rock and Roll of Fame. Os irmãos Van Halen não compareceram devido às condições de Eddie. Roth iria fazer uma aparição com a banda Velvet Revolver, mas um conflito com a banda causou transtornos e foi cancelado. Apenas Michael Anthony e Sammy Hagar compareceram. Agradeceram publicamente pela banda e aceitaram os prêmios.


         a banda Velvet Underground com Michael e Sammy  Hagar

O conflito com a banda Velvet Revolver parece ter sido porque Roth queria tocar a música "Jump", a mais famosa da banda, enquanto o Velvet gostaria de tocar "Ain't talkin' about love" ou "You really got me". Roth afirmou que não havia tempo suficiente para ensaiar e não quis comparecer à cerimônia.

A volta




                    a banda em conferência para a impresa: alegria

Em 13 de agosto de 2007, seis meses após a turnê de reunião com Roth ter sido adiada, finalmente ela foi confirmada pelos irmãos Van Halen e Roth, em uma conferência para a imprensa em Los Angeles, e que iriam começar a turnê dando a volta por cima a partir de Setembro de 2007.



           David e a banda : muitas idéias para os shows em 2007


           David e Eddie : "David pra mim é como um irmão".

Eddie Van Halen afirmou que Roth era como um irmão pra ele agora. Tanto Eddie quanto Roth falaram sobre a possibilidade de uma turnê mundial e ainda um novo álbum em projetos para o futuro.


         a banda em turnê 2007 tocando "
Jump": Adrenalina renovada

Em 5 de Junho de 2008, o Van Halen anunciou a turnê com Roth 2007-2008. Arrecadaram mais de 93 milhões de dólares, um recorde para a banda. Tocaram para quase um milhão de pessoas durante os 74 shows em arenas lotadas nos Estados Unidos e Canadá, começando em 27 de Setembro de 2007 em Charlotte, NYC e terminando em 03 de Junho de 2008, em Quebec.

Embora atualmente inativa, há boatos de que a banda irá lançar um álbum com material novo após o novo casamento de Eddie e o término do ensino secundário de Wolfgang Van Halen.
Quando perguntadoa Roth sobre sua recente reunião com Eddie, Alex e Wolfgang, ele disse: "Oh, eu estou apenas esperando uma chamada dos caras, você sabe. Não temos músicas novas, mas temos a dinâmica e isso é a chave. Estou esperando esta chamada a qualquer momento."


Família

 
Não se sabe muito à respeito da vida pessoal de David Lee Roth. O que se sabe é que teve uma namorada chamada Appolonia (uma ex-cantora), teve um affair com Savannah e tem uma filha, chamada Avy Lee Roth. Tem também duas irmãs: Lisa e Allison Lee Roth.



          David e sua mãe, em uma rara aparição na mídia