Alex Van Halen


 
                        Alex Van Halen  na turnê de retorno do Van Halen aos palcos, em 2007
 

O início

       
Alexander Arthur Van Halen, ou Alex Van Halen, é o primeiro filho de Jan e Eugenia Van Halen, nascido em Amsterdã em 8 de Maio de 1953. Em Fevereiro de 1962, a família Van Halen deixou a Holanda a partiu para a Califórnia,  atendendo a inúmeros pedidos de parentes que lá residiam.
O interesse de Alex pela música começou quando começou a ter aulas de violão flamenco na escola. Eddie Van Halen, (seu irmão mais novo) até então trabalhava arduamente para pagar a bateria recém comprada por ele. Enquanto isso, Alex começou a se interessar pelo kit de bateria do irmão, passando a tocá-la enquanto Eddie trabalhava. Assim, Eddie resolveu pegar o violão de Alex, e ambos acabaram trocando de instrumentos. Os dois também tiveram aulas para se tornarem pianistas clássicos.

   
                                    
Alex se formou no Pasadena High School em 1971 e ficou no Pasadena City College por um breve período de tempo, onde uma de suas matérias era sobre teoria musical, composição e arranjo.
Os irmãos participaram e formaram inúmeras bandas no início, onde ambos sempre tocavam juntos, Eddie na guitarra e Alex na bateria. Algumas das bandas formadas foram : The Broken Combs (com Alex no Sax !), The Trojan Rubber Company, Genesis e The Space Brothers. Logo em seguida formariam o Mammoth, que depois se tornaria a famosa banda " Van Halen".
As influências de Alex incluem: John Bonham, Ginger Baker, Buddy Rich e Keith Moon.
Em 1972, antes da formação do Van Halen que conheceríamos, Alex tocava bateria no então Mammoth, com Eddie na guitarra e vocai, e Mark Stone no baixo. Em 1974 Mark Stone foi substituído por Michael Anthony no baixo e David Lee Roth entrou para a banda como vocalista, deixando Eddie livre para se dedicar somente à guitarra. O Van Halen tocou em todo o circuito de clubes de Los Angeles, incluindo o Gazzari's,  o Starwood, o Whisky a Go-Go e o Walter Mitty's Rock & Roll Emporium.
Um pouco antes de assinarem contrato com a Warner, Alex por pouco não perde um dedo em um acidente em uma máquina.

 
     Alex na bateria : poderoso e dinâmico              Alex "ganhando a vida batendo nas coisas com um pedaço de pau"

Estilo


O estilo poderoso e dinâmico de Alex na bateria é único e facilmente reconhecido junto ao timbre de guitarra de Eddie. O termo "brown sound" é universalmente ligado ao som do timbre das guitarras de Eddie em conjunto ao tom mais grave da bateria de Alex, mas sem perder a clareza e sensibilidade sonora. Ele costuma dizer que toca o que acha que é certo para aquela determinada música.

 
              Alex e seus 2 sets de bateria em meados de 1980                                               Alex Van Halen


Em seus solos de bateria, ele diz que "sempre espera o inesperado". Sempre usando elementos novos em seu set de bateria, Alex gosta de inovar, seja com congas, tons eletrônicos, 4 bumbos interligados, cowbells e gongos. Em uma das turnês, Alex usou 2 sets de bateria, que se alternavam enquanto ele realizava o seu solo de bateria, com o palco girando para que elas se posicionassem no palco, em frente ao público, muitas das vezes com o palco da bateria subindo até o alto no palco, enquanto Alex ensandecido fazia suas improvisações, terminando com uma chuva de fogos de artifício junto aos ecos de guitarras de Eddie.


                                        Alex Van Halen e seu set de bateria, nos shows de 1984

Alex costuma dizer que sempre teve muita atitude com a música, como se fosse "atacar" alguém. Diz que se não fosse baterista, poderia ter tido muitos problemas. Eddie Van Halen complementa, dizendo: "Bem, o que você espera de um cara que ganha a vida batendo nas coisas com um pedaço de pau?" (risos)

No instrumental "Respect the wind", gravado por ele e Eddie para a trilha sonora do filme "Twister", foi a única vez em que pudemos ver Alex estreando tocando os teclados, e também foi sua única aparição fora dos trabalhos do Van Halen.
Alex optou pela marca Ludwig em suas baterias, e pratos Paiste, tendo uma série de modelos dessas marcas, algumas assinadas por ele.


                    Alex e seu set de bateria na turnê de 2007: quatro bumbos, timbres graves e poderosos

Alex é conhecido por ser extremamente brincalhão, e costuma dizer que não se considera um rock star, apenas um músico. Diz que quer fazer música até morrer, seja de uma forma ou de outra, e que aprendeu com seu falecido pai, também músico, que se deve sempre encarar o palco como sendo o sua última noite. Com isso, pretende tocar como se fosse sua última noite, para sempre.

Set up



 
   Set up de Alex na turnê 2007:  até um gongo foi acrescentado ao palco          Alex em parceria com pratos Paiste

A Família




                        Alex com seu filho Aric e sua ex-mulher, Valerie Kendall                                                                          
Alex é uma pessoa muito reservada e é raro saber alguma coisa sobre sua vida pessoal. Foi casado com Valerie Kendall, divorciou-se em 1984 e casou-se novamente, dessa vez com Kelly, com a qual se divorciou em 1996, atualmente estando casado com Stine Schyberg. Seus filhos são : Aric Van Halen e Malcolm Van Halen.