sobre este site          últimas notícias pelo whiplash.net

  

____________________________________________________________ 

A genialidade de Eddie Van Halen

Postado em 08.12.2014 - Fonte: VHND.COM 

      

Eis aqui uma história sobre uma rara genialidade de Eddie Van Halen, como foi contado por Hartley Peavey para um antigo revendedor da Peavey que eu conheço.

Eles estavam realizando alguns testes com Eddie para a fábrica, e Hartley compartilhou esta história com ele. Eu lembrei desta história e decidi compartilhar também.

Muitas pessoas talvez não tenham conhecimento das qualidades de Eddie como engenheiro e como inventor. Enquanto alguns artistas com equipamentos signature estão provavelmente satisfeitos em somente ter seus nomes em qualquer velho design, Eddie foca em cada detalhe. Hartley tentou ligar para Eddie por conta de umas estranhas configurações que ele especificou durante o design do amplificador 5150 (no meio dos anos 90). Isto foi o que ocorreu:

Eddie especificou que o 5150 fosse feito com bétula báltica e Hartley seria obrigado a fazê-lo. Lembre-se, nós não estamos falando sobre qualquer executivo aqui. Hartley já havia desenhado todos os modelos de amplificadores Peavey antes disso e assim ele entendia sobre o tom. Quando o time de desenvolvimento entregou o primeiro modelo teste para Eddie, ele desmontou-o. Porque isto era aparentemente o que Eddie sempre fez com tudo. Se fosse uma guitarra que ele construiu e ele não tivesse gostado da colocação de alguma coisa, ele iria desmontar e acertar a cavidade no corpo da guitarra ele mesmo, ou qualquer que fosse a modificação que ele achasse necessário. Nessa mesma história nós ouvimos sobre como Eddie tinha todos os tipos de invenções em sua casa, desde coisas musicais até inovações para aspiradores de pó.

Assim, Eddie pegou o gabinete do amplificador e disse: “Hartley, eu pensei que nós concordamos que esse gabinete seria construído com bétula báltica? O que são esses pequenos blocos de madeira compensada aqui embaixo?” Neste ponto, Eddie estava falando sobre o bloco de madeira nas juntas das laterais que daria mais espaço para uni-las ou colar, ou o que fosse. Hartley então disse: “Bem, nós decidimos isso porque a madeira iria aumentar o preço em ( X ) dólares e isto não valia a pena porque estas pequenas peças não irão mudar de maneira nenhuma o tom do amplificador".

Eddie não aceitou. Disse que isso iria SIM afetar o tom e então eles entraram em uma grande discussão sobre isso.

“Tudo bem, Eddie, vou te dizer então o que vamos fazer. Eu estou tão convencido de que você não vai notar a diferença entre a madeira nestes pequenos blocos, que nós vamos fazer um teste. Eu vou construir dezesseis destes amplificadores, e somente um deles estará usando a sua madeira báltica nestes blocos. Se você puder tocar em todos eles e me dizer qual deles é esse amplificador, então nós concordaremos".

Os amplificadores foram construídos e Eddie voltou para a fábrica, plugou a guitarra no primeiro deles e tocou uma nota bem alta, que vibrou tudo até a nota morrer. Então ele plugou a guitarra em outro, tocou a mesma nota, e assim foi em toda a linha de amplificadores...até que ele chegou em um , tocou a mesma nota ....e então ele disse: “é este”.

É claro que Eddie estava certo, senão isso não teria se tornado história.

Pode esta história ser verdadeira? Os ouvidos de Eddie são realmente incríveis assim? Alguns podem pensar que esta história é difícil de acreditar, mas definitivamente não é a primeira vez que ouvimos que os ouvidos de Eddie podem detectar coisas que a maioria das pessoas não conseguem. Esta então não seria a primeira vez que alguém duvidou que Eddie poderia fazer algo que outros não fazem!

Na verdade, nós do VHND podemos atestar que essa história da incrível audição de Eddie é bastante similar a uma porção de histórias “por trás dos bastidores” que temos ouvido dos colaboradores de Eddie com o pessoal da Fender.

Esta história também nos lembra uma história que Eddie contou na feira NAMM em um ano. Ele contou alguma coisa sobre como estava inventando um relógio que não mantinha a hora certa de onde você estava, e você poderia prepará-lo para mostrar a hora em que você queria chegar em um determinado local, e então o relógio iria acelerando ou desacelerando o tempo, dependendo do quão rápido você estava indo, se pegou um trânsito ou o que fosse. Ele disse: “Este é o modo que minha mente funciona”. Ele frequentemente olha para as coisas de uma maneira totalmente diferente de outras pessoas – Por isso é que ele realizou tudo o que tem feito sabiamente, musicalmente e também em termos de equipamento.

Assim, sempre me pareceu que Edward Van Halen realmente tem algumas qualidades adiante de sua geração, como um moderno Mozart.

(você pode ler esta matéria original em inglês, aqui)