Van Halen no Mississipi River Jam - 16 de Julho de 1978


Pouco tempo atrás vieram à tona algumas fotos esquecidas da participação do Van Halen no Mississipi River Jam, em 1978, onde também participaram as bandas: Journey, The Atlanta Rhythm Section e os Doobie Brothers.



O jornal Quad-City Times recentemente trouxe à tona algumas fotos esquecidas do Festival Mississipi River Jam, que foi realizado no dia 16 de Julho de 1978, no Credit Island (uma ilha no Rio Mississipi, no lado Sudeste de Davenport, Iowa, região do Quad Cities).

As bandas que se apresentaram foram - na ordem - Van Halen, Journey, The Atlanta Rhythm Section, e os Doobie Brothers.

(Todo o texto abaixo contêm a matéria da participação do Van Halen que foi impressa no jornal Quad-City Times. As fotos em preto e branco são créditos de Bill McConnell, fotógrafo do Quad-City Times na época).

Um público estimado entre 20.000 e 25.000 pessoas se espalhava no Davenports Credit Island no Domingo para ter um ótimo momento de Rock and Roll em uma tarde ensolarada de Domingo.

O Van Halen entrou no palco às 2 da tarde, após inúmeros atrasos por ajustes de equipamentos. Um representante da ShowCo, a  companhia responsável pelo equipamento, disse que o Van Halen e o Journey haviam tocado no sábado à noite em Cleveland, Ohio, e muito do equipamento não tinha chegado de caminhão em Davenport até as 6 da manhã.
Às 6 da manhã, inúmeros fãs já estavam prontos fora das entradas da ilha - alguns em Vans, outros dormindo em seus carros e outros deitados dormindo ao chão, com suas mochilas servindo como travesseiros.

Antes de começar o setlist, o vocalista acrobático do Van Halen, Dave Lee Roth, liderou uma torcida de fãs a passearem pelo Backstage. "Okay, vamos então começar!" Ele disse andando ao redor do palco. E depois de uma longa espera, o público estava entusiasmado - mas o Van Halen tocou um pouco mais do que meia hora.
Roth disse que havia problemas com os responsáveis com o equipamento, o que encurtou o tempo de palco. De pé fora da Van estacionada ao lado do palco, Roth disse tudo o que podia dizer a respeito: "Meu departamento é sexo, drogas e rock and roll" - ele disse e deu uma gargalhada.


                cartaz do evento



  As lanchas flutuavam no Domingo à tarde no Rio Mississipi, fora do Credit Island, e um público estimado entre 20.000 e 25.000 pessoas curtiram frente ao palco, onde bandas de rock se apresentaram sob o sol quente da Quad-city.



Alguns fãs assistiam a tudo de suas lanchas, enquanto outros podiam ser encontrados por todos os cantos onde se podia imaginar.


                       Dave Lee Roth passeava pelo palco, desfilava e chutava enquanto cantava.


Um público que os promotores estimaram entre 20.000 e 25.000 pessoas encheram uma parte da Credit Island neste Domingo, 16 de Julho de 1978, para ver um show de 6 horas de rock. Seguranças relataram alguns problemas devido ao calor, a multidão e intermináveis atrasos entre os shows de cada banda.



Jennifer McFedries, de Davenport, não teve problemas para vender os seus frisbes, que flutuavam como passatempo sobre as pessoas durante o dia.



                  Alguns fãs improvisavam suas próprias cabanas, para tentarem fugir do calor.



O grupo Journey tocou frente a um mar de rostos no Credit Island neste Domingo, 16 de Julho de 1978. Contudo, os
shows eram constantemente atrasados por problemas técnicos, e o público esperava pacientemente por cada banda.



                                                                  Dave Lee Roth


                                                    Van Halen e o "mar de rostos" à sua frente