Guitarras (Parte 4)


     

Em 2007, o Van Halen retorna aos palcos novamente com David Lee Roth nos vocais.  Durante a turnê, 

Eddie utilizou suas guitarras EVH nas cores Branca e Sunburst na maior parte dos shows, e também uma EVH preta, com a pintura de um número 4 na frente, indicando a "quarta" formação do Van Halen.                                                 

 

                            EVh Sunburst                                                                   EVH "4"                                                    

Também voltou a utilizar em algumas musicas as suas Charvel pintadas por ele mesmo, cada uma com uma pintura extremamente única, algumas até com seu autógrafo e referências sobre as datas e locais dos shows, que depois eram vendidas no E-bay.


                                   Charvel personalizada                                                       Charvel personalizada                                          

Depois de terminada a turnê, Eddie Van Halen continuou seus testes com suas guitarras, até que em 2012 ele aparece, para a surpresa dos fãs, com uma EVH Stealth preta com braço escuro, em ébano. Eddie sempre gostou de braços claros, em maple, mas parece ter resolvido "se render" aos braços escuros, devido ao timbre. No lançamento do video "Tattoo" e no pré-lançamento da turnê no Café Wha?, Eddie mostra que realmente sua EVH Stealth seria a preferida para a turnê de 2012.                                                                                                                                                 

                                                  EVH Stealth                                                                                                                      

Um detalhe interessante que Eddie colocou em suas novas guitarras Stealth é o botão vermelho, localizado logo abaixo do captador do braço. Esse botão, quando apertado, "corta" o som da guitarra, criando um efeito semelhante ao mesmo que ele utilizava com a chave seletora dos captadores de sua antiga Les Paul e depois de sua guitarra Shark.

                                   

Do mesmo modo que na última turnê de 2007, nessa volta aos palcos em 2012, Eddie também utilizou suas guitarras Charvel Art Series, personalizadas por ele, uma exclusiva para cada show, usando-as normalmente para tocar sons como "Tattoo" e "I'll Wait".                                                                                                                                                

(clique na imagem abaixo para ampliá-la).                                                                                                                          


(agradecimentos : Ricardo 5150)                                                                                                                                            

Veja a listagem completa das guitarras "Art Series" de Eddie Van Halen aqui.


EVH Stealth Guitar

                                  Eddie Van Halen e sua guitarra Wolfgang USA white "relic"

                                        

Para a turnê de 2015, Eddie planejava usar a sua guitarra Wolfgang USA Stealth preta, com braço em ébano, como na turnê de 2012. Contudo logo após os ensaios para a turnê, Eddie recebeu uma guitarra Wolfgang USA feita por Chip Ellis com um pesado acabamento branco "envelhecido", trastes maiores, e o botão Kill Switch, que Eddie usa para criar os sons "picotados" durante o solo da música "You Really Got Me".

"Eu queria uma guitarra branca com visual "envelhecido", diz Eddie. "Então Chip fez isso para mim e ele fez um trabalho maravilhoso. Eu comparei com a minha Stealth principal que eu uso, e a branca soou muito melhor, e então ela se tornou imediatamente a minha guitarra principal para os ensaios e a turnê".

Mas enquanto Ed amou a Wolfgang EUA branca, ele achou o braço dela um pouco mais grosso do que ele normalmente gosta de usar em seus perfis de braço de guitarra. Então Eddie lixou a parte de trás do braço até que ficasse mais fino e confortável o suficiente para as suas preferências. "Ainda é um pouco mais gordo do que o braço da Stealth, mas eu estou feliz com isso, então ela ficou pefeita", diz ele.
A Wolfgang branca também apresenta a inovação mais recente: um potenciômetro de volume feito sob medida por Eddie, projetado para proporcionar um desempenho absolutamente livre de ruído, que EVH irá oferecer como um acessório que pode ser instalado em qualquer guitarra. "Estamos testando-a nessa turnê", diz Van Halen. "É o único pot de volume eu encontrei onde eu posso tocar 'Catedral' sem qualquer estalo ou pop."
"Nós apenas olhamos tudo sob um microscópio", diz Matt Bruck, que é, por falta de um título oficial, o gerente de operações de Eddie. "Há um ponto na maioria dos potes entre 0 e 1, onde pode-se ouvir um ruído, especialmente nos níveis de ganho e volumes de palco que o Eddie toca. Tivemos vários tipos de protótipos feitos por nós com diferentes materiais e projetos, mas ficamos com este. Pode-se dar um milhão de voltas e continua silencioso. "  

Fora esta novidade, o site EVHGEaR.COM apresenta a partir de agora uma série de guitarras "clássicas" que já foram utilizadas por Eddie ao longo de sua carreira, que podem ser adquiridas pelos fãs, e também outros modelos opcionais.

A famosa guitarra "Star" e a "Striped Circles" podem ser encontradas e estão disponíveis para a venda!