Van Halen nos velhos tempos no Gazzarri's


Van Halen nos velhos tempos em que tocavam no Gazzarri's, contado pela banda, Bill Gazzarri, Rodney Bingenheimer, e amigos da infância.



Esta você precisa ler! Eddie e Alex Van Halen, David Lee Roth, Michael Anthony, Bil Gazzari, Rodney Bingenheimer e amigos da infância falam sobre os primeiros anos tocando no clube Gazzarri's e no "inferninho" Sunset Strip (1974-1976).


        Bill Gazzarri

Bill Gazzarri: Van Halen era a melhor banda que tocou aqui no Gazzarri's. Esta é minha palavra final.

Alex Van Halen: Lembrando daquela época, ninguém conhecia quem o Van Halen era. Eles pensavam que era apenas uma marca de camiseta.


                                     Michael Anthony

Michael Anthony:  Depois de me juntar ao Van Halen, eu parei o colégio. Eu estava estudando psicologia porque meu pai não me deixava me formar em música. Então finalmente meu pai disse Okay, assim eu estudei música por dois anos. Mas o Van Halen estava começando mesmo a decolar, e era realmente muito tentar conciliar a escola e os shows todas as noites. A partir desse ponto, Eddie e Alex também não estavam realmente indo mais à escola...talvez uma ou outra aula de música aqui e alí...E Roth já estava fora da escola, então eu parei. Meu pai me chutou pra fora de casa e assim eu tive que morar com minha irmã por algumas semanas. E, é claro, depois de nossa primeira turnê, eu comprei um carro para o meu pai. Ele é o meu maior fã agora (risos) Eu nem conseguia tocar Polka com a banda do meu pai nos finais de semana nessa época.

Bill Gazzarri: Eddie era o mais educado dos "rock-and-roller" que eu já conheci. Ele era muito tímido e estava constantemente me agradecendo. Em todos aqueles anos que estávamos juntos, em todas as conversas que eu tive com ele, eu não parava de pedir para Eddie não me chamar de SENHOR Gazzarri. Mesmo depois de horas conversando, Eddie vinha dizer: "Senhor Gazzarri, Warner Bros está querendo isso, o que o senhor pensa disso?" E eu então dizia: "Poderia me chamar de Bill?" E então Eddie respondia: "Okay, Senhor Gazzarri".


        Fachada do Gazzarri's, onde o Van halen era a banda da casa

Alex Van Halen: A primeira vez em que tivemos uma audição no Gazzarri's, eles disseram: "Caras, vocês parecem que saíram direto de Hicksville!" Porque nós usávamos camisetas e calças jeans. Eu era do tipo: "E aí? Não gostou? F...da-se". Depois disso, ele nos pediu para baixar o volume umas cinco vezes, e depois nos chutou para fora! Eles tinham um grande cast de músicos. Cinco bandas numa mesma noite, e então tínhamos cinco minutos para montar o equipamento e começar a tocar, cara! Mas aos poucos conseguimos um trabalho fixo ali. Ao longo dos anos, praticamente nos tornamos a banda da casa ali.

Rodney Bingenheimer: Eu lembro do Van Halen. Mesmo antes do meu show na rádio KROQ. Eles eram a banda da casa no Gazzarri's. Eles tocavam lá todas as noites. Eu estava lá com um amigo, Hernando Courtright, e nós percebíamos que eles seriam a próxima grande banda. Nós podíamos dizer isso por causa da vibe no Clube, sempre cheia e com filas e filas de mulheres. Garotas eram constantemente o assunto. E, é claro, David, com seu senso de humor, sempre levava a banda pra esse lado, especialmente antes das músicas, com suas histórias.


                 A banda Runaways, com David Lee Roth e Rodney Bingenheimer, em 1977

David Lee Roth: Eu comecei frequentando os dance clubs de Hollywood, e o mais importante era o Gazzarri's. Lá tinha uma banda que se chamava Thirteenth Hour. E eles tocavam coisas raras como : "Get Ready".
Então eu disse: "Cara, isso é muito melhor do que as festas de fundo de quintal. Eu quero estar nisso aí. Isso é demais! É daí que vem todo o calor, é daí que vem todas as luzes". E Bill Gazzarri tinha todas aquelas dançarinas, as Gazzarri dancers, go-go girls. Eu me determinei que, hey, este é o meu próximo passo, minha entrada para Hollywood.
Eu nunca parei para pensar que eu poderia entrar no The Rainbow Bar & Grill, que ocupava quase um quarteirão inteiro na mesma rua. Eu pensava apenas assim: "Uau, Led Zeppelin frequenta ali, Rolling Stones frequentam ali."
Alguns anos depois, quando comecei com o Van Halen, o primeiro local que eu pensei em tocar foi o Gazzarri's. Nós fizemos uma audição uma vez, não conseguimos; fizemos uma segunda audição, e conseguimos. Tocamos "Smoke on the water", do Deep Purple, "Hangin' Around" e "Free Ride" da banda do Edgar Winter. Você sabe, estas músicas soam como: "Dirigindo por aí com meu som ligado, se sentindo bem..." e  eventualmente, eu estava na esquerda, ou na direita: "Dirigindo por aí sem as cuecas..."
Depois fomos nos tornando figuras fixas no Gazzarri's, tocando uma semana inteira... quatro semanas... três anos. Nós sabíamos tocar duzentas músicas de outras bandas.


                    Eddie Van Halen

Eddie Van Halen: Nós começamos tudo com ele (Bill Gazzarri). Nós tocávamos nos concursos de danças. Eles tinham um tele ton da Coca-Cola, e nós tocávamos lá. O pagamento mais alto que já tivemos ali era 125 dólares por noite. Nós começamos a ganhar 75 dólares para a banda toda, e depois subimos para 100 dólares. Mas quando os negócios estavam ruins, baixávamos novamente para 75 dólares. Quando a noite estava boa, subíamos novamente para 100 dólares. Então por um tempo conseguimos receber 125. Então de vez em quando ele ainda escorregava mais uns 20 dólares extras em um Domingo bom. Mas mesmo assim não era o suficiente para pagar o equipamento, cordas, gasolina, óleo, transporte...

Tom Broderick (VH roadie e amigo desde os anos 70): Eles tocavam em  um concurso de dança no Gazzarri's. O melhor dançarino ganhava 30 dólares ou algo assim. Era algo apenas de chegar ali e se mexer. Era estúpido, mas o Van Halen era realmente bom em tocar aquele tipo de som. Eles eram os Masters. Dave falava com as garotas, deixava-as envergonhadas, e então faziam elas dançarem e se mexer. Eles agiam como se fossem os vencedores daquilo tudo. Nós pagávamos um dólar para entrar, e pensávamos: "Deus, que grande show!". Era como ir para Las Vegas ou algo assim. Mas era basicamente apenas sair para curtir e assistir o som dos caras soando como um trovão a dez palmos do seu rosto. Eles apenas passaram por cima de tudo! Antes disso eu costumava ouvir músicas como "Drive my car" dos Beatles.

Bill Gazzarri: Nós tínhamos reuniões todas as noites, e eu dizia: "Vocês vão se tornar a maior banda de rock and roll que saiu direto do Gazzarri's". E então eles diziam: "Bem, você tem certeza? Como pode isso, se somos cinco pessoas aqui e você é o único que sabe disso?"



          Terry Kilgore

Terry Kilgore (membro da "Red Ball Jet", primeira banda de David, e também da "DLR Band): Eles eram jovens. Idade de colégio ou um pouco depois disso. As coisas começaram a acontecer pra eles porque eles tinham tempo para se dedicarem a isso. Mas eles tocaram muito enquanto estavam estudando na escola também. Eles tocavam em festas enormes onde a escola toda aparecia para curtir.
Eles tocaram no Gazzarri's em torno de 95 vezes no total. Eu tenho certeza porque eu estava lá em cerca de 70 deles. Eles tocavam cerca de 3 a 4 vezes por semana. No começo, eu acho que eles tinham 5 sons originais. Eles tocaram covers por um tempo. Eu ficava pensando como eu queria montar uma banda como aquela. Eu nunca encontrei nenhuma que fosse tão boa como eles eram juntos. Eles eram inspiradores.


                                  Alex Van Halen

Alex Van Halen:  A primeira vez que tocamos lá, havia um público de 4 pessoas. E essas 4 pessoas eram nosssos amigos. E nós pagamos para eles entrarem! Gazzarri's nem nos deixava parar o nosso carro no seu estacionamento.
Levou anos para a coisa acontecer. E uma vez que aconteceu e começamos a lotar o local, ele começou a tomar uma atitude diferente. "Oh, é claro que vocês podem estacionar aqui! O que vocês querem beber? Querem ver o meu estúdio fotográfico lá em cima?" Esse tipo de coisa. Mas no começo foi dificil. Eu tinha esperanças e rezava para que nossos shows ali tivessem pessoas dançando. Porque ninguém dançava...

David Lee Roth: Em cada música tinha dois solos nela. O primeiro poderia ser exatamente como era no disco original, e o segundo poderia ser uma combinação de todos os solos, ou de outras músicas, e eu também mudava as letras ou o último verso. Depois de um tempo, eu nunca mais me importava de aprender as letras reais das músicas. Assim  nós tocávamos algo como: "Saturday Night's All Right for Fighting" do Elton John, e alguém aparecia e me dizia: "Aquela não era a letra", e eu dizia: "Eu sei". Eu pegava o som ou o refrão e o resto foneticamente. "And that na-na-seena-na-na-ianna motor machine, and that was-ana-na-na-na if you what I mean". Eu bagunçava livremente.

Terry Kilgore: Deus, eles tocavam a noite toda. Eles podiam começar as 9 ou 10 e iam até 1 ou 2 da manhã todas as noites. Os headliners no Gazzarri's podiam tocar sets de 50 minutos. Eles tocavam todos os tipos de sons. Eles tocavam sons antigos do Queen e de bandas como Cactus. Eu penso, mesmo você conhecendo ou não a banda Cactus, eles foram influenciados inicialmente muito por esta banda. Se você se lembra de uma banda chamada Cactus, era de Carmem Appice. Eles tinham aquele som. Tinha uma banda também chamada Trapézio. Van Halen ouvia muito dessas coisas. Quando eles tocaram no Maiden Lane, eles já estavam trabalhando em algo diferente. Dave as vezes os fazia tocar algo no estilo disco ou algo assim. Dave realmente sabia o que estava rolando no ar. Ninguém gostava dele na banda, mas eles sabiam que Dave estava certo sobre fazer aquele material musical. Era o que as pessoas queriam ouvir naquela época. Eles podiam até tocar meio Funk e fazer aqueles breaks da era disco.


                                            Faixada do Gazzarri's on the Strip, nos anos 70

Bill Gazzarri:  As garotas me diziam sempre: "Deus-pai, poderia me apresentar ao Eddie?" Eddie era o mais quieto, porém era o mais popular. Eddie podia estar tocando em um certo lado do palco, e em cada semana que eles tocavam alí, tinham sempre cerca de 15 garotas que vinham e sentavam no mesmo lado do palco em que Eddie estava tocando, assim podiam passar a noite toda sentadas perto de Eddie Van Halen.

Tom Broderick: Eles tocavam algo novo toda semana. Eles tocavam 4 sets ou algo assim. Mesmo nos clubes, eles nunca tinham um set típico de 45 minutos. Eles tinham milhões de sons e nunca repetiam nada, exceto durante os concursos de dança. Eles começaram a fazer as músicas próprias rapidamente depois disso. Haviam muitas e muitas pessoas, mais e mais a cada show. E tinham também os fãs mais assíduos, é claro.

Terry Kilgore: Era sempre excitante ver Alex tocar. Ele podia ficar de pé na bateria e cuspir no chão e gritar. Eu me lembro de Alex sendo o líder. Ele era o mais selvagem também.  Ele não levava desaforos de ninguém. Ele estava sempre se envolvendo em brigas com os amigos. Esses amigos carregavam o seu equipamento por toda Los Angeles, que eu me lembre.
Depois, eu dirigindo para casa a 1 ou 2 da manhã, passando dos 110 km por hora na Freeway, me pegava pensando como eles faziam isso por apenas 150 ou 200 dólares? Mas eles apenas continuaram e continuaram, e antes mesmo de você perceber, eles já estavam tocando no Starwood e no The Whisky.

Alex Van Halen: Eu nunca jamais imaginei porquê Bill Gazzarri chamava Dave de "Van". Ele dizia: "Hey, Van, aqui estão alguns dólares extras pra vocês". Ele nunca soube que o nome era Dave. Ele pensava que era Van Halen, como Van Morrison (risos). Dave dizia: "Porquê raios ele continua me chamando de Van?"


              cartaz do Gazzarri's apresentando o Van Halen

David Lee Roth: Bill Gazzarri, o velho dono, me trouxe esse senso de humor. Pelos primeiros dois anos que trabalhei com ele, ele me chamava de Van. Era uma boa coisa eu não ter vindo de uma banda chamada Pink Floyd. Ele vinha e dizia: "Hey, Van, Os garotos fizeram um bom público essa semana. Aqui está os 125 dólares que eu devo a vocês, pelas quatro noites passadas, e aqui está 25 dólares pra você".
Eu então ia e dividia esses 25 dólares extras com os outros caras da banda. Deixando Bill, claro, pensando que eu estava a frente da banda. Mas nós éramos fortemente ligados. Ele me ensinava. Ele dizia: "Tudo bem, eu vou te ensinar uma lição sobre business na música. Primeiro, dê-me o seu relógio. Dê-me o seu relógio. Coloque aqui".
Eu lhe dei o meu relógio, e ele o colocou em seu bolso, e então ele disse: "Você acabou de aprender uma lição".

Bill Gazzarri: Nós tínhamos uma batalha de guitarristas aqui e o prêmio era de mil dólares. Tínhamos aproximadamente 300 guitarristas e eles estavam tentando se encaixar entre os 30 finalistas, e o que eles procuravam eram ser tão bons quanto Eddie Van Halen. Agora ele é reconhecido no ramo como sendo o melhor, mas eu já dizia isso há dez anos atrás se alguém tivesse me escutado. Mas muita gente não me ouvia, mesmo Eddie não me ouvia.

Terry Kilgore: Eddie costumava chamar Gazzarri de "Pit" (Pitbull). Ele dizia: "Nós vamos tocar lá no "Pit" esta noite." Gazzarri's era o pior de todos. Você nem podia usar o banheiro alí. E eles usavam aqueles sapatos plataforma, assim eles pareciam mais altos. Mesmo até a equipe de som usava-os.


              Eddie Van Halen tocando no Gazzarri's nos anos 70

Eddie Van Halen:  Eu penso que a grande chance que tivemos foi decidir se continuávamos no certo no Gazzarri's, ou decidir ir para o incerto e totalmente original atravessando a rua para o The Whisky. Nós dissemos: "veja: nós teremos que pegar essa chance cedo ou tarde", então nós dissemos a ele: "Nos vemos por aí, Bill. Nós vamos seguir em frente, Nós nunca chegaremos a lugar nenhum tocando "Get Down Tonight".

Michael Anthony: Nós tocávamos mais de 40 músicas. Ohio Players, "That's the way I like, do KC and The  Sunshine band. Nós estávamos comendo a sopa dos músicos - ketchup e água (risos). Nós finalmente decidimos ir em frente e tocar sons originais. Tocamos no Gazzarri's eventualmente e fomos tocar em outros clubes como Goldem West Ballroom e o The Whisky.

David Lee Roth: A escolha era: tocar no Gazzarri e depois explicar ao Bill Gazzarri porquê precisávamos ir tocar no Starwood. E você poderia ser mal tratado ou banido ao fundo dos infernos por isso, mas o relacionamento iria se manter intacto.

Terry Kilgore: Até hoje, os que hoje em dia são comerciantes e banqueiros, doutores e empresários, maridos e esposas, todos se  lembram do Van Halen porque eles cresceram junto com eles. Se você dirigir com seu carro em Pasadena, você verá uma placa, descendo a 210 freeway - é uma grande placa com um grande Logo do Van Halen, onde se diz: "Van Halen Country".