Entrevista - Van Halen


Entrevista concedida à revista 89 Rádio Rock, em Julho de 1998.

 


No lançamento do disco novo, o Van Halen deu uma entrevista que foi ao ar nas principais rádios norte-americanas e em alguns sites pela Internet. Sutilmente, evitaram falar de Hagar. A Revista Rock ouviu, gravou e selecionou os melhores trechos dessa conversa.                                                                                                                              

Qual foi a primeira impressão quando Gary entrou no estúdio?
Eddie Van Halen - Não havia dúvida a respeito do talento de Gary. Ele chegou de um vôo de cinco horas de Boston até Los Angeles, e estava lá com sua bagagem na mão. Tinha acabado de sair do carro e eu saquei que não havia nenhum sinal de "LSD", a Lead Singer Desease (mal do vocalista). Nos afinamos musicalmente e também no lado pessoal. Além disso, ele se parece muito com um irmão que não vejo faz tempo.


 

Gary, quais eram suas impressões sobre a banda?
Gary Cherone - Eu ouvia algumas músicas e sempre achei que eles eram uma banda muito boa. Bem, qual é a diferença entre um simples fã e um fanático? Acho que eu estou mais para fanático. (risos)                                         

E vocês, eram chegados no Extreme?
Michael Anthony - Na verdade, eu encontrei Gary há uns cinco, seis anos tocando com o Extreme em uma convenção mundial chamada MAM (Music and Merchandise Show). Eles eram uma banda legal.                                                        

Ballot or lhe Bullet, do novo disco, tem uma letra forte, que fala de liberdade e da luta para conquistá-la. De quem é a letra e como rolaram as letras de "3"?
Gary - "Ballot or The Bullet" foi escrita pelo Alex...
Alex Van Halen - É, eu guardei o título de um discurso do Malcom X na cabeça por alguns anos e, de alguma forma, isso me inspirou a escrevê-la. Esta música conta parte de uma história. Ela fala, de maneira geral, sobre juntar pedaços.
Eddie - Todo o processo das letras foi muito aberto, muito rápido... Eu continuo me desculpando porque, quando algo vem à minha cabeça, eu tenho cinco idéias muito rápidas e digo "tente isso, tente aquilo, é daquele jeito" e algumas vezes sobrecarrego o Gary, mas foi uma colaboração verdadeira.                                                                                

Vocês filmaram o video de "Without You" num iglu mesmo?
Alex - A locação escolhida foi um hotel na Suécia chamado "O Hotel de Gelo", que fica ao norte do Círculo Ártico. O lugar é construído durante o inverno e eles desmontam no verão, o diretor pensou que, por causa da natureza da canção, uma construção congelada seria uma boa maneira de passar o que aquela mulher sente quando é abandonada. Foi mais ou menos o que interpretamos. Se isto bate com a letra ou não, naquela altura era um pouco tarde para voltar atrás e fazer qualquer mudança, porque já tínhamos filmado no hotel.                                                               

     

                                         

Foi a maior roubada?
Alex - Na verdade, não tínhamos tempo pra ficar na Suécia, então recriamos parte do hotel em um cenário aqui mesmo em Los Angeles.
Eddie - Poderiamos ter usado plástico ou qualquer coisa para simular o efeito do gelo, mas queriamos que o video ficasse o mais realista possível. Então, havia caminhões de gelo chegando a toda hora, serras elétricas esculpindo tudo... Foi como se estivéssemos numa grande geladeira por dois dias. Tem uma cena em que eu me encosto numa cadeira de gelo e fico colado nela, como se tivesse colocado a língua num poste no inverno.                                         

Perguntinha óbvia: o disco novo se chama "3" por que esta é a terceira encarnação do Van Halen"?
Alex - Na verdade, eu queria chamá-lo de "Van Halen Um". Essa não é encarnação do Van Halen, mas eu, Ed e Mike sempre estivemos aí, fazendo música.                                                                                                                       

E a capa, o que há por trás daquela imagem do cara aguentando uma bala de canhão na barriga?
Alex - Ela reflete como nos sentimos, e tem o objetivo de ironizar a situação em que estávamos na época e também refletir o senso de humor que há entre nós quatro. Apesar de estarmos com Gary há mais de um ano, no periodo em que estávamos juntos, reunindo as idéias de "3", as coisas ainda estavam acontecendo e a poeira ainda não havia baixado. Era mais ou menos assim que a gente se sentia, aguentando tudo o que diziam.