Entrevista - Sammy Hagar para a Rolling Stone

Entrevista para a Revista Rolling Stone - 2014 - Tradução: Deco



Sammy Hagar: "Eu aceitaria uma turnê de reunião com o Van Halen, pelos fãs".

O Red Rocker fala sobre o futuro do Chickenfoot e que ele poderia entrar em uma turnê com David Lee Roth.
By Andy Greene - 30 de Outubro de 2014.

Rolling Stone: Você se importa com o fato de que, não importa o que você faça em sua vida, você será sempre conhecido como o "Sammy Hagar, o ex-vocalista do Van Halen" ?
Não, cara. Se você pegar a discografia inteira do Van Halen e ouvir de perto o trabalho, é incrível, especialmente as mais famosas, como "When it's love", "Why Can't This Be Love", "Right Now", "Dreams". Eu fico honrado de ter feito parte disso. Eu sinto por todas as brigas, mas eu sou totalmente honrado. Foi o pico mais alto da minha carreira musical, não há dúvidas sobre isso. Eu já era um artista Platina antes disso, mas nós nos tornamos artistas Multi platina. Eu quero dizer, eu só aparecí na capa da Revista Rolling Stone depois de me tornar membro do Van Halen.

Rolling Stone: Você consegue enxergar um cenário onde você possa tocar com eles novamente?
Eu poderia tocar com qualquer um que me ama e que eu ame. E isto inclui o Van Halen, mas o amor não é aqui e agora. Eu sempre amei esses caras. Nós realmente batemos as cabeças na última turnê (em 2004). Qualquer um que tenha visto nossa última turnê ou lido o meu livro sabe que eu não tenho culpa, porque não há culpa para me dar. Eu fui lá e fiz o meu trabalho melhor do que qualquer um na banda. Qualquer um que viu o show, penso eu, poderia concordar comigo.

Antes eu dizia "FUCK ME, MONEY". E agora eu digo "FUCK YOU, MONEY".

Essa turnê foi uma lástima e eu nunca mais quero entrar em uma lástima como essa novamente. Eu estou muito feliz como ser humano para ser miserável novamente. Eu fui miserável nos últimos 40 shows. Nos primeiros 40 shows eu estava pensando: "Bem, talvez Eddie se conserte" ou "Talvez isso possa nos unir". Mas não aconteceu, e nos últimos 40 shows eu fui miserável. Eu gostaria, contudo, de estar na banda original que nós começamos. Aquilo era uma festa de amor cheia de criatividade.

Rolling Stone: O que é confuso para os fãs é que Eddie sempre diz que ele tem horas e horas de grandes sons novos, mas então o novo álbum deles foi feito quase completamente de material reconstruído dos anos 70.
Isto é realmente estranho. É realmente uma coisa desfuncional sobre o Van Halen. Isto poderia funcionar, penso eu, quando nós éramos crianças. Mas como adultos, você não pode sair dizendo coisas que não pode cumprir. Eu penso que as pessoas estão querendo ficar longe dessas coisas que não estão muito certas.
Quando nós fizemos a reunião, eu disse: "Vamos fazer um novo álbum e então saímos e tocamos ao vivo". E todos disseram: "OK". Porém quatro meses depois nós tínhamos apenas 3 músicas novas com tudo pronto, menos as guitarras. E eu então apenas disse: "Isto não está funcionando". Obviamente, isto foi o que ficou para a história. "Isto era a última coisa que eu queria. Eu não queria terminar com a banda que nós começamos. Mas, sim, aquilo era algo que realmente não estava funcionando profissionalmente".

Rolling Stone:E os fãs não tinham idéia do que estava acontecendo. Eles estão fazendo um disco? Eles vão sair em turnê? Nenhuma informação nunca saía para a midia.
Eu penso que isto ajudava-os. Porque se eles saíssem por aí dizendo para as pessoas o que realmente estava acontecendo, eu penso que isto seria como jogá-los aos tubarões. Esta é apenas a minha opinião.

Rolling Stone: É impressionante Dave e Eddie estarem dispostos a trabalharem juntos novamente. Ele tem estado de volta à banda por 7 anos e ainda não se separaram, pelo menos não publicamente.
Oh, eu não acho que eles estejam trabalhando.

Rolling Stone: Bem, eles fizeram as turnês pelo menos.
Eu fiz aquelas turnês da reunião e foi a coisa mais disfuncional que eu jamais fiz em toda minha vida adulta, vezes 10. Mas eu fiz. Mas há algo engraçado sobre os shows. Pode funcionar com bandas disfuncionais. Você pode entrar em uma briga real no backstage. Você pode entrar em uma briga real na noite anterior. Você pode estar um lixo, caído no chão, sentindo que vai morrer. Mas quando você pisa no palco e 15.000 pessoas estão gritando com as mãos para o alto, você se sente revitalizado. Então você olha para o cara ao seu lado, o cara que você queria quebrar o braço dele, e você pensa: "Isto é bom. Eu posso tolerar isso". Mas quando o show termina, você volta a brigar. E também há o dinheiro. Mas veja, muitas bandas estão nesta situação.

Rolling Stone: Isto obviamente nunca vai acontecer, mas o cenário dos sonhos para os fãs, e provavelmente os empresários, seria uma turnê com você e Dave cantando intercalados, com Michael no baixo todo o tempo. Fora isso, eles estão travados no mesmo show que eles tem feito desde 2007.
Você quer dizer uma turnê com Sammy e Dave, com o Van Halen tocando? Sim, isso poderia ser o cenário dos sonhos para mim também, mas isso poderia ser o mesmo das velhas coisas. Na turnê de reunião, nós viajávamos em aviões separados. Você poderia checar no Hotel em diversas ocasiões, e você não os via no Lobby. Você não os via realmente, até a hora do show. Eu poderia fazer isso com Dave (gargalhadas). Mas Dave teria que ser legal.
Uma turnê como esta poderia ser a coisa mais bacana que já aconteceu para os fãs. Eu poderia fazer pelos fãs. Eu não faria apenas pelo dinheiro. Todos teriam que estar bem e estar com seus corações nesse projeto. Eu odeio dar más notícias, mas eu duvido que isto possa algum dia acontecer. Eu apenas gostaria de ver Mike de volta à banda com Dave. Se isto funcionar, então tudo bem, eu poderia ser o próximo.

Rolling Stone: Isto soa para mim como se você se sentisse quase aposentado nesta altura, contudo.
Sim, eu estou. Eu quero dizer, eu ainda faço turnês. Eu tenho que dizer, eu nunca fiz uma turnê da mesma maneira que fizemos a última turnê. Eles faziam dois shows por semana, no máximo três. Nunca havia dois seguidos. Isto foi um desastre financeiro para a banda, mas eu penso que quando o preço dos ingressos é alto, você consegue fazer isso. Poderia ser mais fácil para mim fazer três show seguidos. Mas eu não sei...Talvez poderíamos fazer um grande show. Vamos lá. Poderíamos fazer um show para o mundo todo em um grande palco!

Rolling Stone: Há muitos sons que eles poderiam fazer agora. Mas eles estão confinados na Era David, que acabou 30 anos atrás.
Absolutamente. Esta é a parte dificil para os fãs. A banda age tipo: "Oh, estes sons nunca foram escritos". E eu fico tipo: "Ora, eles foram número um". Nós vendemos 46 milhões de discos juntos e eles tem que concordar com isso. É por isso que eu acho inevitável que algum dia eles podem vir e dizer: "Hey, vamos fazer isto novamente. Quer tocar de novo estes sons? Os fãs querem muito ouvir". Nós tocamos sempre estes sons com o The Circle, mas eles não.
Você sabe, eu não penso muito sobre este tipo de coisa, a não ser quando alguém com você vem e retira este assunto do Van Halen das cinzas. Acredite ou não, eu sou um grande fã deles. Depois de todas estas entrevistas, alguém pode vir e dizer: "Oh, meu Deus, você não devia ter dito isto", E eu direi: "Fuck that!" Eu digo o que eu quero, o tempo todo. Eu amos estes caras. Eu amo o que eu fiz com eles. Eu poderia estar envolvido com eles novamente em um segundo se isto fosse bacana e certo. Mas se não for, eu nunca voltaria para aquele pesadelo. Isto é o básco, ponto.
Você sabe o que eu sinto falta? Do Alex. Ele é o mais divertido, aquele cara! Existia algo entre Alex e eu, nós tinhamos uma relação especial, mais do que Eddie e eu. Eddie eu eu éramos os criadores, mas quando estávamos somente sentados por aí, falando merdas, Eddie e eu nunca conseguíamos fazer isso. Era sempre eu, Mike e Alex.

Rolling Stone: Você tem falado com Alex nestes últimos 10 anos?
Não! Eu não tenho falado com ele desde a reunião. Hey, ele está ao lado do irmão até o pescoço. E ele está certo. Eles são irmãos. Eles tem que estar.

Rolling Stone: A coisa toda é uma vergonha real para os fãs.
Sim. Eles poderiam ser um pouco mais amigáveis. Esta seria a minha recomendação para eles. A segunda seria, colocar Mike de volta na banda e dar a todos a formação original que todos querem. O time todo está ali, nós ouvimos esta reclamação todos os dias. Os fãs querem os membros originais. Bem, droga, dêem isto a eles! Vocês tem essa chance agora. Eu estou ok. Eu posso sentar ao lado e assistir. Eu estou feliz com a minha vida.
 

Rolling Stone: Eu imagino você no seu livro falando bravo sobre tudo isso, mas eles me parecem descontentes com você  por alguma razão.
Eu penso que eles estão bravos porque eu me dei muito bem na venda do Cabo Wabo. Eu um ponto eles eram parceiros da cantina. Então eu comecei a companhia de Tequila e então vendí. Isto os assustou.

Rolling Stone: Isto realmente te trouxe aquela coisa do "FUCK YOU" money.
Eu tinha esta postura antes, mas você está certo. Eu supostamente diria "FUCK ME" money antes, e agora eu digo "FUCK YOU" money. Isto é absolutamente verdade, e eles não gostaram disso.

Rolling Stone: Então, o que vai acontecer pra você no próximo ano?
Eu quero lançar um álbum ao vivo com o The Circle. Nós somos uma banda nova em folha a nossa primeira gravação será um grande Greatest hits. Pode apostar!

(este é parte do conteúdo da entrevista de Sammy Hagar. Você pode ler a entrevista completa na RollingStone.com)