Entrevista - Eddie Van Halen - Guitar International


Publicado em Maio, 28, 2015 - Fonte : Guitar International



Por: HP Newquist (National Guitar Museum) – Janeiro de 1997

Eu nunca vi Eddie Van Halen com tanta raiva. Talvez ele nunca esteve tão irritado antes. Ele grita na sala de seu estúdio 5150, cerrando os punhos, e apontando ameaçadoramente para o ar com gestos obcenos. A fumaça de cigarro solta no ar, e o estúdio estranhamente silencioso. Nenhuma música está tocando.

Mas isto não é sobre música, não hoje. Eddie está indignado com os acontecimentos recentes em torno da banda que leva seu nome. Ele sente que foi enganado, traído, e sente que isso foi feito conivente com a imprensa, pela comunidade de música, e pelas pessoas que ele sentia que tinham sido seus amigos. Nesta última categoria, duas pessoas em particular, são os espinhos espetando em seu lado: Sammy Hagar e David Lee Roth.

No início desta entrevista, Eddie começou gravando nossa conversa com o seu próprio gravador. Aparentemente um recente artigo de revista Entertainment Weekly havia citado algo erroneamente e ele não quer que isso aconteça novamente. "Não coloque aspas em torno de coisas que eu não disse, entende?", Diz ele, fazendo referência a  EW, com seu sorriso não muito feliz. Mas sua fita enroscou durante a nossa conversa, e GUITAR ofereceu para interromper a entrevista e esperar por ele para obter um outro gravador. Ele pensou por um momento, e disse: "Foda-se, eu confio em você." Isso foi um voto significativo de confiança de um guitarrista que sempre conseguiu levar adiante uma banda bem sucedida na América, independentemente do que acontecia com seus vocalistas.

Então está aqui, literalmente - a versão de Eddie Van Halen sobre uma das brigas entre guitarristas e vocalistas mais fortemente publicadas na história do rock. Aproveite. É a última coisa que você vai ouvir dele por um certo tempo.

******

EVH: Eu estou tão farto de todas essas mentiras, do lixo e as besteiras que Sam e Dave estão dizendo, é ridículo. Eu nem sei por onde começar.
É assim: a coisa com Sammy já vem de um bom tempo. Especialmente quando fiquei sóbrio, ou ele não poderia lidar com isso, ou eu só vi as coisas de forma diferente. Eu mudei. Eu sou um adulto. Eu não sou um miúdo de merda que está na escola, e eu estou doente e cansado de pessoas que tentam assumir o controle de mim ou me manipular. É fácil de fazer isso quando você bebe. Então, quando eu estava sóbrio, eu não começei a ter um controle anormal das coisas, mas eu comecei a perceber que ética de trabalho de Sam era ruim. Ele passava mais tempo no telefone resolvendo as coisas dele lá fora: MeatLoaf, Heart, Alice Cooper… e, em seguida, ele passava apenas uma hora aqui conosco. Agora, o que há de errado nesta situação?

Para mim, é incrível, mas desde que eu parei de beber, eu não posso parar de escrever. O homem lá de cima está enviando, "ta dá!" E dando isto para mim. Agradeço a ele todas as noites. De qualquer forma, Jan de Bont 
(diretor do Twister) me ligou e me perguntou sobre como fazer uma música para o filme Twister, e Ray Daniels (Empresário do Van Halen) sugeriu fazer com toda a banda. Porém, De Bont, Alex e eu dissemos a Sammy: "Não escreva sobre tornados." E então o que ele nos trouxe?: "O céu está ficando preto / meus dedos estão ficando brancos / dirigindo-se para a zona quente." Argh. A música não estava toda ali. Então acabei fazendo "Humans Being" as 11 da noite, que tinha mais atitude. Mas Sammy não queria terminar essa versão, então eu fiz o vocal, cantando uma oitava abaixo dela. Alguém tinha que terminá-la. Então De Bont, veio para ouvir a música, e enquanto nós fomos contratados principalmente para fazer uma canção de rock and roll, que foi "Humans Being", Jan também queria uma canção sobre um relacionamento. Ele entrou e ouviu uma faixa instrumental que Alex e eu tínhamos trabalhado, e disse: "O que é isso? Eu quero essa também". Então ele pegou essa nossa outra música para o final do filme. Isso estava fora de nosso controle.

Com Sammy, tudo isso só veio à tona. Ele foi falar com o produtor Glen Ballard tentando ajudar a fazer com que a música para o Twister fosse no rumo que ele imaginava, e comentava sobre a letra e a performance. E a música foi feita. Mas quando você tem uma linha de abertura: "Eu quero saber que você / Eu quero ver você, você é ..." e a próxima linha é "Eu não posso ver o seu anel de diamante através de sua estrela brilhando" Quero dizer, me dá um tempo ! É como se eu dissesse: "Wolfie, vem aqui me ajudar, está bem?" A versão do Sammy sobre a saída dele da banda foi que ele foi demitido por causa disso, mas não é isso. É o fato de que ele se recusou a trabalhar em equipe. Ele pegou o seu bastão de beisebol e a luva, mas se recusou a jogar o jogo da forma como o resto da equipe queria jogar. Isso é o que aconteceu. Ele se demitiu. Se ele queria estar na banda e trabalhar como um membro da banda, um jogador da equipe, ele estaria aqui agora. É simples assim.

Isso começou por volta da época do disco OU812, eu acho. De alguma forma, no meu estupor alcoólico, eu concordei com Sammy e Ed Leffler (o ex-empresário de bandas, que faleceu) para fazer o Monsters of Rock, que nos colocaria como atração principal em um show em estádio, quando nós tínhamos apenas uma música nova, o que é totalmente ridículo. Eu só estava ... Eu não posso dizer ingênuo, porque eu estava bebendo. Eu estava no ritmo de: "deixe-me fazer músicas." E pensando nisso agora mais claramente, não era ... (joga os braços para cima) Eu sinto que eu estou lutando contra fantasmas, você sabe? Mentiras. Quero dizer, a única razão que eu estou fazendo isso é porque as pessoas na internet e todos os outros estão dizendo: "Espere um minuto, Dave e Sam são ambos dizendo a mesma coisa, como ambos podem ser mentindo?" Bem, eu sou dizendo "Eles são do caralho!" Se você ler os seus próprios press releases, você verá que eles estão ambos se contradizendo. Sammy se comprometeu com o projeto Twister, e agora diz que ele se enganou em fazê-lo. Eu não parava de dizer: "Por que você se comprometeu comisso? Você está fora, no Havaí, você está com a esposa grávida. Tudo o que eles queriam era um pouco de música". Era o dinheiro, era isso. Quando fiquei sóbrio, eu percebi que toda a sua motivação era o dinheiro. Você sabe como convencemos ele para ficar uma hora a mais para cantar "Humans Being ?" Al disse ao Ray: "Chame-o no estúdio agora porque Sammy está se preparando para sair." Ray disse: "Sam, nós vamos ganhar mais dinheiro", e aí ele ficou. E essa é a verdade honestamente. Dê-lhe um teste de detector de mentiras, ele não vai passar. Ele pode ficar fora, o júri decide, como OJ, mas apenas como OJ, ele não vai passar no teste de detector de mentiras.

Eu acho que muito disso tem a ver com a diferença de idade. Ele acabou de fazer 50 ou o que seja, e eu estou com 41. Talvez ele só queira terminar isso e sair. Eu não faço idéia. Mas você não pode ser um artista solo em uma banda, você simplesmente não pode. Você tem que colaborar. Por que contratar um produtor se você não vai ouvir qualquer uma das sugestões dele? Dizíamos: "Sam, já temos você na gravação. Apenas tente isso!" Mas ele se recusou. Sabe o que ele disse a Glen?: "Se eu achasse que sua idéia era melhor, eu tentaria isso. Além disso, eu tenho um vôo às 08:00h para pegar". E ele simplesmente saiu. Glen simplesmente me disse: "Há quanto tempo isso vem acontecendo?" Eu disse: "Muito mais do que eu gostaria de mencionar." Isso foi a gota d'água, mas ele tinha contribuído para isso.

Em seguida, houve o telefonema. Ele disse que era de Dia dos Pais e que não ia fazer uma outra coisa nesse dia. Eu nem sei que dia era. Eu acho que foi na porra do dia em que ele atendeu o telefone, e desligou. Eu não o demiti. E o que dizem na Entertainment Weekly não é verdade. Eu não disse:"Você sempre foi um artista solo, assim tem que voltar a ser um." Eu nunca disse isso. Eu disse: "Sam, para seguir em frente, para continuar com o Van Halen com você nele, você precisa jogar em equipe, você precisa estar aberto, assim como eu estou." Se Glen me pede para fazer um solo de baixo com 6 dedos, bom, eu vou tentar. Não há nada de errado em tentar qualquer outra coisa. Poderia ser melhor. Se você não tentar, você nunca vai saber, não é ? Mas ele manteve aquele exercício vocal (canta) "eu, eu, eu, eu, eu" literalmente. Um monte de cantores fazem isso. Roth fez isso também.

Sammy era totalmente contra lançar o "The Best" naquele período. Ele não queria um CD Roth e um CD Sammy. Ele estava com medo de o que Roth iria vender mais do que o dele, então fizemos um CD meio a meio. Em seguida, ele queria mais músicas com ele cantando, e disse: "Eu quero mais de minhas canções." Hey! Ele cantou nas músicas, mas a banda escreveu-as. Não são só suas canções. Sammy é tipo a segunda mulher que queria fingir que a esposa número um nunca existiu, que eu acho que foi um grande erro da parte dele, porque ele sempre se recusou a cantar qualquer das velhas canções do Van Halen, exceto um par delas. É como a segunda mulher não querendo nenhuma memória ou dizendo: "Não mencione o nome dela, eu não quero ouvir sobre ela!" Mas isso é negar seis grandes discos e uma história. Isso só mostrou ainda mais que o cara estava fechado em seu pequeno mundo, e ele simplesmente não estava jogando em equipe, assim ele desistiu. Eu disse: "Sam, todos nós queremos que você seja aberto. Quero dizer, nós estamos correndo contra o povo. Glen disse que ainda vai trabalhar com você mesmo depois da maneira como você o tratou. O que você vai fazer? Você vai produzir?" Eu disse: "Você tem que jogar em equipe". Onze vezes, isso é quantas vezes eu disse isso a ele. A banda é a banda, vai levar todos os quatro de nós para fazer algo acontecer, não é da sua forma ou da forma de ninguém. E, finalmente, depois de onze vezes, ele disse: "Muito bem, Droga, eu estou frustrado, eu quero voltar a ser um artista solo." Eu disse: "Obrigado por ser honesto". A última coisa que ele disse para mim foi: "Espero que possamos continuar amigos, se você mudar o seu número, por favor me ligue." E eu disse: "Faça o mesmo." E foi isso, nós nunca levantamos nossas vozes, nós não brigamos, nem gritamos, nem nada disso. Foi uma separação muito amigável. Ele desistiu, e eu estava apenas muito feliz porque ele foi honesto e não ficou nos enrolando.
Então, ele põe um comunicado de imprensa dizendo que ele saiu. Uma semana depois, eu pego a seção do Calendário do Times LA, que diz algo como: "Sammy Hagar demitido ... enganado nisso e naquilo!" Foda-se! Se ele disser mais alguma porra de mentira sobre mim, eu vou lá chutar a bunda dele, droga! Se eu vejo esse cara, seria melhor ele estar usando um colete. Só eu e você, filho da puta. Primeiro um teste de detector de mentiras, e então luvas de boxe.

Então Sammy saiu. Na mesma época, Dave foi informado por pessoas da Warner Bros sobre o lançamento do disco  "The Best of". Ele me ligou e eu senti um cara diferente ao telefone. Eu pensei que ele tinha sido humilhado por sua viagem Mariachi em Vegas ou o que fosse, mas ele parecia ser apenas um cara normal. Claro, agora ele afirma na imprensa que ele me chamou para fazer isso e fazer direito. Mentira, ele teve 12 anos para fazer isso. Sim, nós pedimos desculpas um ao outro, sobre a difamação, comportamento infantil no passado, mas não é por isso que ele chamou. Porque ele está de volta a isto agora, e eu tentei muito. Foi difícil de fazê-lo engrenar. Mas eu tenho que dizer a verdade, porque eu estou chateado, e ele realmente me magoou profundamente, porque eu pensei que ele tinha mudado. Eu pensei que nós éramos amigos. Quero dizer, ele mesmo disse, "Ei, se tudo termina amanhã, pelo menos eu tenho que fazer isso com vocês mais uma vez, e nós somos amigos agora."

Mas essa foi a primeira coisa que desabou. Ele basicamente cuspiu na minha cara nos bastidores no final do MTV Awards. Não foi só suas travessuras no palco, que foram bastante embaraçosas, em que ele foi rude com Beck. Foi depois.

Enfim, o que inicialmente começou por ser uma conversa sobre como seria a capa de embalagem do disco se transformou em uma conversa de telefone de 45 minutos. Eu lhe disse que iria voltar a ligar pra ele quando eu soube sse mais. Eu estava na área e eu parei na casa dele, e fumamos cigarros em seu quintal durante cerca de três horas, apenas conversando e se divertindo, de uma forma que nunca tivemos antes. Nós nunca tínhamos nos conectado a esse nível, porque de certa forma nós nunca fomos amigos, nós viemos de diferentes escolas. Nossa única ligação era a banda. Ele tinha um equipamento de P.A., e é por isso que nós o colocamos na banda.

De qualquer forma, eu pensei que ele tinha mudado. Ele realmente parecia normal, não parecia ter mais a LSD-(Lead Singer Disease), parecia não ter mais a doença dos cantores. Uma semana e meia se passaram, e eu pensei: "O que vamos fazer com este disco 'The Best' ?" Porque se nós não estamos lançando do jeito que está, então nós podemos colocar algo novo nele. Eu disse para a banda: "Roth quer ser envolvido." Todo mundo disse que sim, ótima idéia, e então uma coisa levou a outra.

Tínhamos pelo menos 20 músicas e ele não conseguia se conectar em qualquer uma delas, então Desmond Child escreveu uma música para ele, e então descobrimos que não podiamos fazer isso, qualquer um. Quero dizer, você não pode escrever algo para Dave, tem que vir dele. Ele não queria fazer "Me Wise Magic" no início, mas depois que nada mais funcionou, ele diz: "Ei, que tal essa?" Foi originalmente a que ele não queria fazer, vai entender? Eu simplesmente não entendo. Esses caras são apenas ligados de maneira diferente.

Após termos uma música, ele disse: "Ei, que tal mais uma ?" E então fizemos "Can’t get this stuff No More." Liricamente, se você escutá-la, ele nunca diz "what you can’t get and why you can’t get it', mas foda-se. Então eu escrevi a melodia, e é Dave, é o que é. Mas nós nunca dissemos a ele que ele estava na banda na época. Sem qualquer coisa, a MTV foi quem trouxe esse tema com o "Bem-vindo de volta". Em seguida, fomos basicamente forçados a fazer o MTV Awards. Bem, para dizer a verdade, eu prefiria estar em casa, do que passar três dias em Nova York, para apenas dizer: "E o vencedor é ..." Quando eu poderia ter ido levar o meu filho para o seu primeiro dia de escola. Mas quando a Warner Bros e a MTV exigem algo, bem, então isso faz parte do trabalho.

Uma semana antes de irmos para o MTV Awards, eu disse a ele, "Vamos devagar". Eu disse a ele a cada dois dias: "Dave, nós nem sequer temos uma música. No entanto, você está colocando o carro na frente dos bois, que nem sequer existe." Além disso, ele puxou um assunto de:  "se preparando para uma turnê." Que turnê!!? Nós não tinhamos sequer uma música ainda. Sinto muito, mas isso é apenas a situação em que estávamos, e ele estava bem ciente disso. Ele afirma que a única razão pela qual ele foi era porque ele achava que ele estava de volta na banda. É uma total contradição, porque quatro dias depois ele estava em Howard Stern dizendo que ele não estava de volta à banda.

Qual é o problema com as mentes desses caras ? Demasiada erva daninha? Muito sol ? Eu não sei o que há de errado com esses caras, eu não estou mentindo. Eu não tenho nenhuma razão para isso. Eu só quis esclarecer como tudo isso aconteceu porque as pessoas lá fora estão dizendo: "Bem, Eddie não está respondendo, então eles devem estar certos ". Eu estou lhe dizendo que ambos são cheios de merda. Eles estão mentindo.

O que ele pode ter interpretado mal foi que, uma semana antes de irmos para o MTV Awards, nós nos sentamos neste mesmo quarto aqui, e eu disse: "O que vamos dizer se formos assediado pela imprensa?" E ele disse: "Vamos apenas dizer a verdade, ao menos lembrar". E eu disse: "Ótimo, a verdade é que fizemos duas músicas para o álbum 'The Best Of', a Warner Bros quer dois vídeos, e é isso. Agora, para o futuro, você não é o cantor, eu não estou fechando a porta sobre isso, mas você não é o cantor agora. Talvez nós estaremos nos falando em cinco ou dez anos a partir de agora ". Bem, isso não foi  e nem mesmo vai acontecer agora.

De qualquer forma, ele se fez um diota de si mesmo na MTV. Eu estava bastante ridículo demais, eu estava desconfortável demais. Eu não sei o que ele fez direito antes de sairmos, mas ele estava balístico. Ele tinha aquele sorriso de coringa Jack Nicholson no rosto. Metade das coisas que ele estava fazendo eles nem sequer mostraram na câmera. Eu eu pensava: "O que há de errado com esse cara?" Mas, depois da ovação meia-boca que tivemos, eu tinha certeza que ele sentia que estávamos tendendo a deixá-lo entrar na banda novamente.

Nós fomos fazer a nossa primeira conferência de imprensa,  e a imprensa tem todas aquelas perguntas, mas ninguém respondia qualquer uma delas. Dave estava apenas fazendo seu showzinho 'Shtick Vaudeville'. Então eu falei: "É isso aqui o que está acontecendo." Eu acho que até cheguei lá já um pouco irritado, mas eu estava apenas doente e cansado dessa merda. Eu disse: "É muito simples, (todo mundo calou a boca), eis o que está acontecendo: Nós fizemos duas músicas para o "The Best of". Em Dezembro eu vou fazer uma cirurgia no quadril. Agora, se vocês acham que nós vamos fazer um passeio nostálgico dos clássicos da banda neste verão, esqueça. Eu não estou nisso pelo dinheiro, e eu não vou arrancar ele dos nossos fãs. Se e quando fizermos uma turnê com Roth, vamos escrever e gravar um novo álbum primeiro". Isso é tudo o que eu disse, a porra da verdade.

Após cerca de três entrevistas como essa durante a premiação, toda a sua vibração mudou. Em vez de ele vir para mim e dizendo: "Quer fazer o favor de apenas não mencionar isso ou aquilo?" Eu tive que ir até ele e dizer: "Dave, qual é o problema, o que está acontecendo?" Ele disse: "Bem, esta noite é sobre mim, e não sobre a porra do seu quadril". Eu mordi a língua e disse: "Ok, na próxima entrevista que você pega o microfone e fala, responde às perguntas, e eu não vou dizer nada sobre meu quadril." Ele se vira para mim e diz: "Porra, melhor não." Eu quase soquei ele. Enfiei meu dedo em seu rosto e disse: "Se você falar comigo assim de novo é melhor você estar usando um colete, e é melhor você segurar a língua a partir de agora imbecil." Era isso, em um nível profissional, eu vou fazer vídeos com você, e encerramos isso com você, mas é só isso. Você nem ninguém vai me tratar do jeito que você acabou de fazer. Você vai acabar com 60 anos sem nenhum amigo se tratar as pessoas da maneira que você faz". Eu estava pensando todo esse tempo que ele tinha mudado. Mas apenas dois minutos de adulação pública, e Boom, ele estava de volta ao LSD. Ele me tirou do sério. Eu fiquei deprimido por duas semanas depois disso porque eu tinha perdido um amigo, ou que eu pensei que estava se tornando uma amizade. E ele era apenas um monte de merda. Ele pensou que eu era o garoto punk do que eu costumava ser e eu não sou mais. Eu sou um adulto. Ele não pode se meter comigo do jeito que ele costumava fazer.

Mas naquele momento, ele não poderia tocar este material ao vivo. Não havia nenhuma maneira dele cantar "Me Wise Magic" ao vivo. A parte baixa, sim, mas o refrão, de jeito nenhum, e que ainda não tem nada a ver com o motivo não estarmos fazendo nada. Seria raspar o dinheiro dos nossos fãs. Ele tem a audácia de dizer que não se preocupamos com os nossos fãs. Eu me preocupo sim com nossos fãs, e é por isso que eu não vou fazer isso. Algumas coisas são apenas melhores se deixar para a memória. Quero dizer, se alguém o viu em Leno ou em Las Vegas, me desculpe, mas a emoção se foi.

Você não sabe quanto dinheiro foi oferecido para nós para fazer uma turnê com Roth. Provavelmente mais do que o produto nacional bruto de ambos da Alemanha Oriental e Ocidental juntos. Mas eu te digo cara, não há dinheiro suficiente no mundo que vai me fazer voltar e trabalhar com esses lunáticos. Eu teria que voltar a beber apenas para lidar com isso e eu me recuso a fazer isso. Ele mostrou suas cores verdadeiras e eu estou contente que ele mostrou isso rápido.

Ray Daniels havia mencionado Gary Cherone, porque eles eram parceiros na gestão do grupo Extreme. Eu não estava familiarizado com a música do Extreme, mas independentemente disso, com a gente Gary soa completamente diferente. É a química entre as pessoas. Se você estiver tocando com fulano de tal, você tende a tocar de forma diferente. Ray o tinha mencionado para nós, e enviou a Gary uma fita cassete de algumas canções pop simples, comigo cantando uma melodia com algumas letras. Então Gary cantou sobre ela e enviou de volta. Eu pensei: "Isso é muito ruim, eu não sei, cara". Eu liguei para Ray e disse isso [Risos]. Ray disse: "Bem, eu já prometi-lhe uma tentativa". Eu pensei, o que diabos é que eu vou fazer com esse cara por uma semana inteira? Ray diz: "Olha, se ele não funcionar até quarta-feira, vamos apenas mandá-lo para casa."

Graças a Deus que Gary veio. Quando entramos naquela porta, depois de 10 minutos, eu disse: "Você se sente cantando conosco ?" E ele disse: "Sim, acho que sim, é por isso que estou aqui." Ele simplesmente explodiu minha mente. Ele tem bolas de elefante do céu ou o inferno, e ele pode cantar com um incrível range, e não tem nenhuma pitada de LSD. Nós nos conectamos em um nível humano com a alma, imediatamente. Poderíamos dizer que o cara era real, não havia besteira sobre ele. Ele é um homem, irmão, uma alma gêmea.

Ele é aberto a qualquer coisa. Eu tinha escrito letras, e ele iria cantar e falava: "Ei, me diga se eu estou pisando muito em seu território, digamos assim." E eu dizia: "Não cara, eu estou amando isso." Porque ele nunca trabalhava dessa maneira, ele sempre foi o único a fazer tudo. Agora tudo era um esforço colaborativo, o que é tão grandioso. Agora temos mais umas 20 músicas para o disco, que vai sair na Primavera. Estamos criando três músicas por dia, exatamente isso.

No que diz respeito ao Extreme, eles não tinham terminado oficialmente. Gary tinha esperado por um ano, ou um ano e meio, até que os caras resolveram tudo. O que eu não entendo é como Nuno e Gary podem continuar amigos apesar de um tipo semelhante de coisa que aconteceu, quando Nuno estava mais para fazer uma coisa solo. Quero dizer, ele é um grande músico e tudo mais, mas Gary não era o único cantor ao redor. Era como se Gary estivesse na mesma posição que eu estava. Mas eles ainda são amigos, e Nuno estava sinceramente feliz por Gary. Nuno não está falando merda sobre Gary, Gary não está falando merda sobre Nuno. Eu não vejo por que Sammy e Dave tem que fazer isso...

Assim como para os fãs, alguns fãs nunca aceitaram Sammy! Se não vão aceitar Gary, tudo bem. Então ouçam os discos com Roth, e se você gosta de Sammy, compre esses discos com ele. Nós estamos seguindo em frente. E os fãs não vão ditar com quem eu vou trabalhar. Tudo o que eu quero fazer é fazer música, e espero tocar alguém com isso. Se quiser o velho, compre o velho, se você gosta do novo, compre o novo. Ninguém está forçando você a nada. Ninguém vai me forçar a fazer algo que eu não quero fazer, porque então não seria honesto para com os nossos fãs. Eu tenho que fazer a música do meu coração com as pessoas que eu gosto de fazer. Se nós fôssemos para a estrada com Roth, seria rasgar os nossos fãs de vergonha. Mas as memórias são melhores para isso, porque elas simplesmente não estão mais ali hoje.

Eu não sou médico, mas Sam e Dave precisam de ajuda. Eu estou começando a minha. Eu estava em terapia por dois anos, e ela me ajudou imensamente. Agora, só eu estou sofrendo, porque eu realmente pensei que Dave e eu pudéssemos ser bons amigos. Eu não podia acreditar, e eu continuei com ele em minha mente: "O que eu fiz de errado?" Eu ia chorar sobre isso e ainda pensar o que eu fiz para merecer isso? Eu nunca menti para ele, dei-lhe a oportunidade. Ele até me agradeceu, e foi a primeira vez que ele fez isso durante o tempo que o conheço, para lutar tão duro quanto eu fiz para encontrar uma segunda canção para ele fazer, ninguém disse a ele que iríamos apenas jogar tudo nos seus braços e dizer: "esquece! Uma canção é o suficiente." E ele realmente me agradeceu, fundiu minha mente. Eu não sei o que aconteceu, eu realmente não sei.

É isto, cara. Esta é a última coisa que eu vou falar sobre isso. Esta é a minha última palavra que eu vou dizer sobre esses egocêntricos ... caras. Desejo-lhes bem. Eu gostaria que pudéssemos permanecer amigos, mas eles são os únicos que mentem, e eu não posso ser amigo de um mentiroso. É isso aí. O que quer que eles respondam de volta para a minha verdade, eu não vou dar-lhes um dia a mais. Terminei.

******

Nota: Esta entrevista foi reproduzida de um artigo de HP Newquist, publicado originalmente na GUITAR Magazine (Janeiro de 1997). Ele aparece aqui cortesia de Newquist e The National GUITAR Museum.