Entrevista - David Lee Roth para a Revista Rolling Stone

Publicado em 27/05/2015 - Fonte: Rolling Stone.com



David Lee Roth é, inquestionavelmente, um dos vocalistas mais coloridos e dinâmicos na história da música rock - e que se estende também até nas suas entrevistas épicas. Diamond Dave pode não ter falado muito estes dias, mas quando ele decide abrir a boca, muitas vezes sai dos limites.

Na semana passada, Roth, que está fazendo um novo programa de rádio Internet chamado 'The Roth Show' e foi envolvido no remix do White Noise para o esmagador sucesso do Van Halen "Jump", abriu caminho para falar para a Rolling Stone. Falando por telefone durante mais de uma hora a partir de sua nova casa em Tóquio, Roth falou sobre um musical que recentemente escreveu com Marilyn Manson e Rob Zombie, o guitarrista John 5, o seu interesse em remixar canções clássicas como "floor" (o termo que ele criou para a música dance ) e, é claro, Van Halen.

O vocalista expressou muita frustração com a falta de movimentação na banda, tanto em escrever material novo e realizar turnês. "Eu não tenho certeza o que está na mente do Eddie neste momento", diz Roth sobre o guitarrista Eddie Van Halen. "Verdade seja dita, Edward e eu não escrevemos uma canção nova em 20 anos." Ele também expressou interesse em inserir o Van Halen para festivais como Coachella e Lollapalooza - desde que, é claro, que o resto da banda concorde. Roth comenta: "Não há nada de novo no nosso plano tanto quanto [na turnê neste verão passado], e isso é uma decepção, francamente."

O que o trouxe para Tóquio?
Uma vida inteira de crescendo ao lado de um bairro japonês. A primeira vez que eu segurei uma espada japonesa na minha mão, eu acho que eu tinha nove, ou dez anos de idade. Aqui agora eu treino quatro vezes por semana com um cara que é um instrutor profissional e eu vou para a aula todos os dias da semana - Eu fico na aula de duas e quatro horas falando em japonês. Eu nunca tive um problema com a mudança de minha geografia, talvez para sacudir minha mente ou minhas forças criativas, ou o meu espírito de luta. Os primeiros três meses foram um desafio, eu não vou mentir. Eu vim sozinho e sem conhecer a língua ou qualquer um aqui, e vendo hoje, temos o show no Tokyo Dome, os irmãos Van Halen e eu, e eu tenho mais público do que eu tinha aqui no Madison Square Garden. Nós lotamos o Madison duas vezes em Fevereiro do ano passado. Eu tenho cerca de 200 amigos e familiares, todos eles eu sei pelo primeiro nome, vieram a cada um dos shows, então ele explodiu. E a criatividade tem tido um impacto retumbante realmente em mim. Eu tenho um apartamento e eu estou aqui desde maio do ano passado, na verdade - Uau! Eu amo os Estados Unidos. Eu não vendí o meu apartamento em Nova York nem o meu túmulo com vista em Pasadena - Eu entendo os Sprinklers, estão todos funcionando perfeitamente. Mas eu não tenho quaisquer planos reais em breve, até que for hora de falar sobre o Roth Show, que, novamente, tem um sabor internacional. Nós o lançamos cerca de quatro meses atrás, mas eu o transmito a partir daqui e, o milagre de tudo, nós fazemos o show aqui e onde quer que eu vá. E eu estarei indo para Nova York, eu vou fazer um mês por lá.

Vamos falar sobre a influência criativa que estar lá teve sobre você.
Atravessa o país. Aqui você não participa de um bairro específico. Nos Estados Unidos, você pode colocar um chapéu de cowboy e fazer parte da vizinhança de um país ocidental. Se você é da 14th Street, em Nova York, que é boêmia, é de esquerda. Eu estava falando com o meu tio Manny, que Deus o abençoe - ele tem 93 anos - e nós estávamos discutindo algumas das controvérsias envolvendo o nosso remix da música "Jump", e ele riu e disse: "Você está brincando de Bob Dylan. Só pegue uma guitarra elétrica". Você não pode tem bairros aqui. Não há ninguém em um determinado bairro. Eu compartilhei isso com Alex Van Halen, com quem eu falo todas as manhãs aqui. Eu entendo que há alguma controvérsia seguindo a idéia do remix, inclusive Alex. Alex tinha ouvido falar que Elton John tinha pegado os seus maiores sucessos e tinha remixado e os transformou em "Floor", eu chamo assim. As pessoas se confundem entre Disco, House, Trance e Rave, então eu o chamo de 'Floor'.

Eu disse a Alex: "Eu ouvi alguns caras chamados White Noise, de San Francisco. Eu faço parte da Beatport, onde todos os DJs do mundo fazem o compartilhamento de arquivos em 82 idiomas. E eles fizeram uma versão sensacional da Jump". Esta não é uma idéia nova. Eu não vou dizer que eu fiz isso pela primeira vez. Há quatro versões diferentes de "Jump" que são Floor e que são boas, se não melhor, mas este é o mais moderno. Então, nós temos algo que é bem em linha com a nossa atitude, nosso núcleo de sentido de humor, tipo: "vamos dar um Hi-five". Temos tido grande sucesso com ele já. Alex e eu estávamos rindo porque ninguém se importa com isso, muito menos há um grito de guerra ou o que quer que seja. Você simplesmente não consegue alterar o sorriso no Mona Lisa? Bem, que diabos, você não conseguirá nunca mesmo.

Sendo assim, haverá mais remixes do Van Halen?
Falei com Alex cedo e eu disse: "Temos que licenciar isso para que possamos buscá-la no Beatport. Podemos colocá-lo no iTunes e atingir esse público". Em alguns sentidos da palavra qualquer controvérsia que segue Van Halen é o mesmo que perguntar a multidão de Country-Western: "Qual você acha que é a idade de Michael Jackson?" E, em seguida, ser surpreendido com a reação. Temos um público-alvo que é devoto, assim como qualquer religião ou facção política ou qualquer tipo de longo prazo que um grupo de rock tem, mas nós temos a capacidade de brincar e de rever e tem um monte de diversão celebrativa com um monte de outros estilos, com baixo e drums. Os irmãos e eu temos uma quantidade considerável de formação de música clássica. Quando escrevemos músicas, quase exigem revisão e interpretação, assim como qualquer grande material. Eu amei quando Aztec Camera remixou algo que fizemos ou qualquer um dos acima mencionados.

Como essa energia experimental pode possivelmente influenciar em um novo material do Van Halen?
Eu certamente estou ansioso para trabalhar com Eddie em algum material novo, mas ainda não fizemos isso. Quase toda a música que você ouve em nosso mais recente álbum foi escrito e veio de uma Demo antes do primeiro álbum. E eu estou ansioso para escrever toda uma gama de canções com Eddie, mas não encontramos o tempo para fazer isso [risos]. Você entende. Eu não tenho certeza o que está na mente de Eddie neste momento. Eu posso supor que seus planos sejam compor com seu filho, mas eu não tenho certeza de onde isso realmente o levará. Mas verdade seja dita, Edward e eu não escrevemos uma canção nova em 20 anos.

As datas de Tóquio estão chegando. Será que vai haver mais depois disso?
Não há nada no planejado, nesse nosso rumo, e isso é uma decepção, francamente. Quanto tempo eu estive de volta com a banda ? Talvez seis anos, e ainda temos de viajar para a Europa, América do Sul, Japão, em qualquer lugar fora dessas 50 cidades básicas nos Estados Unidos. E mais uma vez que tem sido uma decepção. Nós temos um público e nós temos um potencial futuro em muitos, muitos lugares, mas a nossa história é um de um 'whole lotta Shakespeare' acontecendo. E eu não sei onde o futuro Van Halen reside fora dos Estados Unidos. Nós sempre seremos capazes de utilizar os nossos sucessos - e ter em mente que temos mais hits do que Beethoven, temos mais hits do que Tony Soprano - de modo a ficar no palco e tocar que é glorioso, e certamente ficar no palco com os irmãos será sempre uma emoção para mim. Mas em termos de só tocar as músicas do passado, de onde iniciamos, eu não tenho certeza se isso vai rolar.
E nesse intervalo eu tenho escrito e gravado um álbum inteiro de material com um sujeito chamado John 5. É chamado de 'Somewhere Over the Rainbow Bar & Grill', e foi concebido como uma jukebox musical depois de ver o que os caras do South Park fizeram. Esses caras são ardorosos fãs do Van Halen - eles têm ido a Las Vegas e Los Angeles frequentemente na última turnê. Eu vi o [Book of Mormon], fui para casa e começamos a montar o que eu acho que é chamado de um jukebox musical, mas não é específico para Van Halen. Na verdade, podemos criar material de Van Halen como os interstícios, mas temos 15 músicas prontas, e é a minha história. O garoto de Indiana vai para a cidade grande, vende sua alma ao diabo. O que Lola quer, Lola fica com Dave. É material para nocaute.

O remix de "Jump" é parte de uma abordagem que eu queria levar de: "O que acontece se pegarmos uma música específica e atualizá-la tanto em termos de período de tempo e estilo, e você usar isso enquanto toca ?" A maneira que "Jump" soa originalmente é muito diferente do que a maneira que soa nesta última versão. Você pode transformá-la em Country, ou você pode torná-la uma canção muito triste. Eu também estava pensando em levar este material a um dos nossos melhores cineastas e ver se todo o pacote pode ser usado. Dito isto, não é metal pesado, e não, não é dance music. É baseado em R & B, um monte de B3 [órgão] e um monte de meninas irão gostar. . . É rock, mas acho que é algo como Rod Stewart antigo, talvez, sem dúvida, os melhores anos, [ou] "Tumbling Dice" se você está pensando em termos de clássico. Então, quem sabe onde isso vai dar.

Mas Eddie tem sua própria visão, estou assumindo. Nós realmente não temos sido capaz de conversar sobre isso e é uma decepção, assim como não ter uma chance para uma reunião da banda original. Claramente, os vocais são um dos componentes do sucesso, assim como uma bateria ou um solo de guitarra, e há uma velha expressão que diz: "Eles não vão para casa cantando a iluminação do show, eles não vão para casa cantando a produção". Está certo, eles cantam minhas palavras e melodias. E o que temos em nossas mãos é sem dúvida uma das maiores vozes de tenor alto de sempre - que é o Michael Anthony. No nosso pequeno canto minúsculo do universo, que a voz é tão identificável como alta voz do grupo Earth, Wind & Fire, como identificável como alta voz nos Beach Boys. O Van Halen é uma mistura indelicada de ambos - que é intencional. Então eu estou sempre ansiososo para essa reunião, e eu sempre espero escrever toda uma variedade de novo material. Eu chamei os caras, venham aqui fora, para a terra dos deuses. E se você não quiser ir tão longe, nós vamos fazer isso no meio do caminho - Konishiki [seu amigo e ex-campeão de sumô wrestler] disse que vai me emprestar sua casa no Havaí, vamos tentar. Mas até agora não houve qualquer resposta, portanto, a esperança e a fé não são táticas e estratégias reais - eles são como strippers de Albuquerque ..

Vamos nos concentrar no ponto positivo. Será que você quer pegar essas 15 canções com John e ir para o palco?
Absolutamente. Isso é o que visou. É autobiográfico. "Somewhere Over the Rainbow Bar & Grill" é o tema de abertura, e é sobre um garoto de Indiana, que vai dormir - acho que o mágico de Oz - e os personagens em sua vida, o açougueiro, o padeiro e o cara jornal, saem fora dos cartazes e cantam uma canção chamada "Giddyup." E ele encontra o caminho para todas as coisas boas da vida, tendo descoberto de rock nos anos sessenta, e há uma canção intitulada "Alligator Pants" - sim, eu tenho uma, eu usava nas duas últimas turnês. E as coisas vão muito fora do centro, é claro, quando você vende sua alma ao diabo, e uma das músicas é chamada de "a merda que matou Elvis." Então, sim, é o material bastante estelar. Mais uma vez, eu ofereci para o Van Halen, mas eu duvido seriamente que vão todos concordar. Como eu disse, nós não escrevemos uma música nova desde que eu os deixei em 1984. Quase tudo sobre esse disco [A Different Kind of Truth] é de antes de gravarmos o primeiro álbum ou sobre em algum lugar durante aquela época. Espere, o que estou dizendo? "Stay Frosty" é novo, e eu escrevi essa canção inteira sozinho. Eu escrevi a estrutura de acordes, tocava violão, vocais, etc. Mas aí que foi jogada para o lado B - bem, não é uma novidade, lado B, ao lado da última de tudo. É uma atualização, pensando simetricamente - "Ice Cream Man", "Stay Frosty", eu penso [risos].

Você tem claramente muita coisa que você quer fazer individualmente. Onde isso vai para você?
Bem, eu só estava ao telefone ontem com John, e agora estamos começando a explorar o que isso significa. Já faz um ano desde a última turnê com o Van Halen. Não há praticamente nenhum impacto ou contato em termos de escrever novo material, e tendo em conta que eu não tenho a oportunidade de trabalhar com material original, eu inventei um novo show inteiro em website, Tóquio Estilo Hi-Power e toda a música que você ouve não é a minha coleção pessoal. Isso é tudo o Floor, e é uma espécie de programa de rádio, mas com esse tipo de um fundo musical, e metade é em japonês.
Isso é trabalho pesado, a realização de sessões de gravação completamente em japonês. Então, eu estou perseguindo com uma vingança. Eu fui para o torneio de sumô com Konishiki como meu professor, e nós não fomos apenas para o torneio, mas fomos para o beya, que é o ginásio. E nós tivemos que na música é chamado de um encontro, pergunta e resposta, para trás e para frente. E eu lhe perguntei: "O que inspira você? O que lhe atrai?" E diferentemente se poderia dizer: "Eu não quero desonrar os meus pais." Outro disse: "Eu gostaria de ser um grande campeão." Nós fomos ao redor do círculo, e um deles me disse: "Dave-san, o que inspira você?" Eu disse: "O medo e vingança." Eles perguntaram: "A vingança contra quem?" Eu disse: "As pessoas que têm muito mais talento do que eu faço e, em seguida, jogam fora. Às vezes, amigos nossos têm um talento de uma Maserati-style, mas eles tratam como se fosse um cortador de grama do caralho." E todos riram.

Eu disse: "Enquanto isso, há pessoas que viveram muito mais rápido e desceram a ladeira mais rápido. Agora meu relógio de pulso parece estar avançando mais rápido e meus joelhos parecem estar indo mais devagar." Todo mundo meio que acenou com a cabeça. É a vingança contra o meu relógio de pulso. E o medo que eu não poderia ter todo o tempo que eu gostaria de poder, a fim de fazer o que está na minha imaginação. Eu não acho que o que eu estou imaginando é absurdo. Eu não acho que o que eu estou imaginando é reversível em tudo. Talvez eu seja audacioso, mas eu realmente não posso sequer sentir o cheiro. Vamos depois disso, como disse a avó de Roth. Estou furioso ao vencer o relógio aqui. E se ou não eu durar até 93, eu quero viver uma vida bem vivida. E eu faço isso com um senso de humor. Eu trouxe algo em uma entrevista com uma das revistas aqui em Tóquio. Eu disse: "Eu desejaria que Bon Jovi tivesse me dado um telefonema antes dele gravar todos os seus hits, porque as letras teriam sido mais inteligente, as melodias já teriam sido muito mais sensacionais, e eles teriam vendido mais discos. " Espírito de luta, Steve-san. É uma guerra maldita todos os dias no mundo da música em uma ou outra facção. Eu tenho um gosto por isso. Eu gosto de conflito, e eu posso admitir que agora. "Vamos, vamos começar depois disso. Onde está a próxima guerra, rapazes?"

O que resta para realizar que você ainda quer fazer musicalmente?
Eu não sei se há muito para realizar, pois é preciso trabalhar com uma equipe ou um grupo, para conseguir resultado com outras pessoas e ter uma idéia e uma visão mas estar ocupado o tempo todo. Minha expressão favorita de Andy Warhol foi: "Eu acho que estar ocupado é a melhor coisa na vida." E eu posso concordar de todo coração e agora é só sentar no cavalo, e se você tem que mudar sua direção no momento, muito melhor do que sentar e pensar e decidir e não mesmo ir. Para mim, 60 é o novo 80. Você pode ver nos meu raios-X. Então vamos começar, comece indo para o norte. Mas, se vamos ou não realizar qualquer coisa torna-se irrelevante. O objetivo é conseguir com alguém e obter com um grupo ou equipe ou um pelotão e começar indo em algo que todo mundo está contribuindo. Eu acredito em mim, provavelmente para a maioria das pessoas, mais do que nunca. Você pode se surpreender ao ouvir isso de alguém - quando você diz o vocalista, você acha que isso é uma visão solitária, uma espécie de posição egocêntrica de posicionamento. "Quantos cantores você precisa para trocar uma lâmpada? One. Você supôe que deveria segurar a lâmpada e deixar que o mundo gire em torno de você." Como dolorosamente verdadeiro como o que poderia ter sido periodicamente na minha vida, eu posso seguir bem o meu caminho sozinho. Mas eu quero estar nesse barco.

Você gostaria de trabalhar com outros músicos?
Certamente, absolutamente, e nós podemos sentar aqui por mais uma hora e falar nomes. Não importa o tipo de música, não importa se é um chapéu de cowboy ou um solidéu. Eu não me importo se é Out of Space ou pop, o espírito é o mesmo. Há apenas tantas letras no alfabeto. Quando falo com jovens músicos ou autores e que eles pedem conselho, eu digo: "Você tem que aprender todas as letras do alfabeto no seu próprio estilo. Com a música, você precisa saber todos os diferentes tipos de música e tudo dentro e em torno de seu dado instrumento. "Eles dizem: "Bem, por que eu iria querer aprender o alfabeto de outra pessoa?" "Filho, você não vai inventar quaisquer novas letras no alfabeto, mas se você quiser pode aprender todos eles e você pode então a começar a criar palavras com elas. Bem, a última vez que olhei, a Bíblia estava escrita em um alfabeto idêntico a todos da minha pornografia favorita. Pelo menos você pode fazer uma escolha informada. "[Risos] Onde é a loja pornô mais proxima? (RIsos)

Será muito interessante ver o que acontece com todos esses interesses que se fundem em você. Você mencionou Coachella. Será que vamos ver o Van Halen nesse tipo de estágio?
Alex e eu temos implorado para se tornar parte disso, e Glastonbury e Reading e Hyde Park. Nós continuamos a ser empurrados para o mundo do metal pesado, e isso é uma área muito restrita, mas aqui estamos - estamos de volta batendo nas portas pedindo Bonnaroo e implorando por Lollapalooza e Coachella, nem mesmo como um avanço da carreira, mas não há um público totalmente novo que não sabe e não dá a mínima para Van Halen, e isso é exatamente a melhor audiência para afiar seu espírito diante. Isso vai obrigar você a dar o melhor que você tem. Eu não posso esperar cessar estas oportunidades dos que nos querem bem. Temos vindo pedir esses shows desde que eu voltei com a banda há seis anos, e eu estou muito curioso para ver onde acabaremos por vir nessa próxima temporada.

(Entrevista original em inglês aqui)