Baixo - Michael Anthony e  Wolfgang Van Halen




Michael Anthony, baixista original do Van Halen, começou a se interessar pela guitarra ainda bem jovem, mas como a maioria dos seus amigos já tocavam guitarra ou bateria, optou por tocar o contra-baixo. Assim, como um amigo havia lhe presenteado uma guitarra Fender Mustang, Michael Anthony logo a transformou em um baixo, retirando-lhe as 2 cordas mais finas, e tocando-a como um baixo. Mais tarde seu pai lhe compraria um baixo Victoria, uma cópia de um Fender Precision Bass, e um amplificador Gibson. Mike gostava muito de emular os sons dos baixistas John Paul Jones (Led Zeppelin), Jack Bruce (Cream)e Harvey Brooks (Electric Flag).



Quando uniu-se ao Van Halen, Michael Anthony já utilizava um verdadeiro Fender Precision Bass. Mas ficou famoso por possuir cerca de mais de 150 baixos de diversos modelos, e o seu mais famoso modelo é o Jack Daniel's bass, que imita o formato de uma garrafa de Jack Daniels, (que Michael adora beber durante os shows).


                          Michael Anthony e seu "Jack Daniel's Bass"


             Mike e seus inúmeros contra baixos


 

Este baixo tem, no mínimo, uma história curiosa: Michael Anthony por muitos anos utilizou nos shows do Van Halen este baixo Yamaha Broadbass. Segundo consta a lenda, o baixo foi "vandalizado" por Eddie após uma desavença entre os dois,  mas Michael continuou a utilizar o baixo assim mesmo. (Veja as fotos acima, antes e depois).

Mike também passou a utilizar baixos Music Man 5 cordas, que somado à utilização dos amplificadores AMPEG, trouxe ao som do Van Halen um som bem encorpado e preciso.




Porém nos últimos anos (até hoje), Anthony também possui vários baixos Yamaha signature series, especialmente desenvolvidos para ele.



            Michael e seus baixos Yamaha signature series


Tocando agora no Chickenfoot, grupo formado pelo vocalista Sammy Hagar, Michael Anthony continua firme com sua parceria com a Yamaha, mas desta vez com grafismos referentes ao símbolo do Chickenfoot.






Em 2007, Michael Anthony foi substituído na banda por Wolfgang Van Halen, (filho de Eddie Van Halen), que passou a utilizar baixos Fender, personalizados ao estilo "Frankenstein" de Eddie.

 
Wolfgang e seu baixo "Frankenstein" azul       Wolfgang e seu baixo "Frankenstein vermelho", com Eddie em 2007

Wolfgang tem se mostrado muito interessado em seguir os modelos "stripped" de seu pai, possuindo vários baixos com diferentes listras, alguns seguindo o estilo visual da linha de guitarras "Stealth" da marca EVH, outros seguindo o modelo da segunda guitarra de Eddie, preta com listras amarelas: